Clínica Geral

16/05/2015 05:05 - Atualizado em 14/11/2016 12:59

Alterações de humor indicam transtornos de saúde

Mudanças no humor ocorrem em situações de estresse, mas não devem ser intensas e frequentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Estar feliz pela manhã e, de repente, sentir-se desanimado, triste ou irritado sem um motivo específico pode ser sinal de que algo não está bem. As alterações de humor são comuns quando desencadeadas por situações de estresse, ou em períodos em que a pessoa esteja mais tensa.

Porém, é preciso avaliar até que ponto essas mudanças no comportamento podem ser encaradas como normais. Muitos problemas mais sérios, como transtornos psicológicos, causam essas alterações e precisam de tratamento adequado para não prejudicar a qualidade de vida.

alteracoes de humor

Principais causas das alterações de humor

A intensidade e a frequência com que as alterações de humor ocorrem são os principais fatores levados em consideração na hora de descobrir o que desencadeia o problema. A ocorrência de outros sintomas também ajuda a identificar se as mudanças são normais ou se são sinais de casos mais sérios, como distúrbios.

O mau humor é uma reação normal. Todas as pessoas passam por isso de vez em quando, por motivos variados - algumas com mais facilidade e outras, com menos. Ficar meio ranzinza logo ao acordar, quando se está com fome ou por ficar muito tempo esperando são algumas das situações mais comuns.

As alterações de humor podem ter causas simples e isoladas. É o caso da Tensão Pré-Menstrual (TPM), que provoca mudanças hormonais que afetam o comportamento da mulher. Isso ocorre como um reflexo fisiológico pelo aumento da progesterona (hormônio que prepara o útero para a gestação) e da testosterona (constante nos homens e cíclica na mulher).

Entre as causas mais graves e que exigem ajuda profissional está a depressão, que pode até deixar a pessoa debilitada mental e fisicamente por um tempo. Os pacientes ficam tristes frequentemente e com baixa autoestima, choram por qualquer motivo e não têm vontade de se relacionar com outras pessoas.

Um distúrbio que tem as alterações de humor como característica principal e bem evasiva é a bipolaridade. O transtorno bipolar consiste em alterações cíclicas do humor, que se manifestam por episódios alternados de depressão e euforia.

Em pacientes bipolares, a depressão ocorre de forma intensa. Quando o quadro se inverte, a pessoa passa a falar mais que o normal, fica com insônia e se sente onipotente.

Outros problemas e transtornos que também podem contribuir para as alterações no comportamento são a esquizofrenia, a distimia, a anorexia, a bulimia, a insônia e o estresse intenso.

Saiba quando procurar ajuda

Muitas pessoas que estão sofrendo com o problema não percebem quando as mudanças no comportamento ultrapassam os limites, mas familiares e amigos podem ajudar a identificar que algo está errado. Desde as causas mais simples até os distúrbios graves têm tratamentos específicos. Assim, é possível controlar as alterações de humor e garantir qualidade de vida.

O primeiro passo é procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra qualificado, pois apenas o profissional pode avaliar cada caso e indicar o tratamento adequado. Os sintomas podem ser controlados com medicamentos prescritos, sessões de terapia e até mesmo mudanças nos hábitos do dia a dia.

Como você combate o estresse? Conte para nós! E não esqueça que sempre há dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
estresse
depressão
bipolaridade
TPM

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ