Dra. Paula Gandin

ESPECIALIDADE

Nutricionista

ONDE ATENDE

Alameda Ministro Rocha Azevedo, 38 cj 504 - Cerqueira César - São Paulo - SP

  • (11) 2129-8618

Dra. Paula Gandin

Apresentação

Paula Gandin é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional. Desde sua formação, realiza atendimento nutricional em consultório particular. Atua como Presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF), conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e é membro do Institute for Functional Medicine (IFM). Participa regularmente de congressos, cursos, workshops, ministra palestras e presta consultoria a revistas na área de Nutrição.

O que Trata

Consultoria e atendimento nutricional.

Formação Acadêmica

Graduada pelo Centro Universitário São Camilo.

Cargos e Títulos

Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional/Divisão Ensino e Pesquisa Publicações recentes em revistas científicas nacionais e internacionais: - "Acute Effects of Isocaloric Meals with Different Fiber and Antioxidant Contents on Inflammatory Markers in Healthy Individuals". Publicado em Annals Nutrition & Metabolism, fevereiro de 2013. - "Echium plantagineum: uma alternativa atual para adequação do status de ácidos graxos ômega 3 em vegetarianos". Publicado na Revista Brasileira de Nutrição Funcional, junho de 2013. - Colaboradora dos livros “Nutrição Clínica Funcional: Fitoterapia” e "Nutrição Clínica Funcional: Suplementação".

Clínica Geral

30/05/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 11:30

Alergia ao Leite x Intolerância à Lactose

Saiba a diferença entre as duas.

POR

Dra. Paula Gandin

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A nutróloga Paula Gandin explica a diferença entre alergia e intolerância à lactose e dá dicas de alimentação para alérgicos e intolerantes.

1. Qual a diferença entre alergia alimentar tardia ao leite de vaca e intolerância à lactose?

Na intolerância à lactose, o organismo é incapaz de digerir a lactose (açúcar presente no leite), devido à deficiência ou da falta da enzima lactase, ocasionando diversos sintomas, como diarreia, distensão abdominal e gases.

Já na alergia alimentar tardia ao leite de vaca o sistema imunológico reage às proteínas presentes no leite, ou seja, o organismo acredita que essa proteína é um corpo estranho que precisa ser combatido, podendo assim provocar reações alérgicas. Importante ressaltar que nas alergias alimentares tardias, os sintomas, tais como diarreia, constipação, problemas de pele, síndrome do intestino irritável, entre outros, podem ocorrer muitas horas, ou mesmo dias após a ingestão do alimento.

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2. Só encontramos a lactose em produtos lácteos?

É importantíssimo verificar o rótulo dos alimentos, pois muitos produtos alimentícios possuem lactose em sua composição.

Exemplos:

- Margarina (pode conter leite em pó ou outro derivado de leite),

- Biscoitos recheados,

- Sorvetes,

- Sopas instantâneas cremosas,

- Molhos cremosos para salada,

- Misturas prontas e preparações como purê de batata, bolos, tortas, doces e chocolates.

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3. Retirei o leite da minha alimentação, pois sou intolerante à lactose. E o cálcio?

Sabe-se que vegetais verdes escuros e algumas frutas são boas fontes de cálcio. Muitas vezes o cálcio presente em alguns vegetais, como o brócolis, é mais bem absorvido do que aquele encontrado no leite. Alimentos fontes de cálcio: couve, repolho, brócolis, espinafre, tofu (soja fermentada), sementes de melão e melancia, semente de abóbora e girassol, oleaginosas (amêndoas, castanhas, etc).

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4. O leite de vaca pode ser substituído pelo extrato de soja?

Para algumas pessoas o leite de vaca pode ser substituído pelo extrato de soja, mas existem pessoas que também apresentam alergia à proteína da soja. É recomendada a rotação dos tipos de bebidas vegetais conhecidos (leite de arroz, leite de amêndoas, leite de aveia e leite de soja).

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alergia ao leite
intolerância à lactose

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