Clínica Geral

01/06/2015 09:45 - Atualizado em 01/12/2016 06:54

Acabe com o chulé e evite constrangimentos

O odor nos pés pode ser controlado com o uso de produtos como talco e desodorantes específicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você com certeza já ouviu a música infantil que conta a vida de um sapo com chulé. A canção popular faz um breve resumo dos constrangimentos ocasionados pelo problema.

O chulé é causado por bactérias que agem durante o apodrecimento do suor dos pés. O odor forte também pode ser motivado pelo uso de sapatos fechados, meias de tecido sintético e suor excessivo.

Para acabar de vez com o incômodo, conheça sete hábitos que eliminam o mau cheiro dos seus pés.

chule

Como acabar com o chulé?

Usar talco, meias de algodão e sapatos abertos são iniciativas benéficas para acabar com o cheiro ruim. Quer saber mais? Siga conosco!

1. Lave com cuidado

O hábito de lavar os pés ao fim do dia, além de relaxante, promove a limpeza profunda da região. Ao escolher o produto adequado, opte pelas opções com glicerina.

2. Seque sempre

Secar os pés com toalha de algodão evita a proliferação de bactérias. As frieiras, originadas por fungos, também são prevenidas com essa prática.

3. Escolha sapatos abertos

Prefira as rasteirinhas, sapatilhas e sandálias com aberturas. As sapatilhas são fechadas, mas podem ser retiradas durante o dia. Se você estiver enfrentando o frio do inverno, dê preferência para meias de algodão. Jamais use botas sem meia!

4. Reveze os sapatos

Ao fim do dia, retire o sapato e guarde-o em lugar arejado. O uso constante pode favorecer o aparecimento de chulé. Se possível, coloque o sapato recém-utilizado em local ensolarado.

5. Use plástico só de vez em quando

Os sapatos de plástico, borracha ou materiais sintéticos aumentam a proliferação de bactérias. Guarde-os para ocasiões especiais.

6. Use talco

Ele pode ser aplicado após o banho, com os pés bem sequinhos. Para não exagerar, aplique apenas uma pequena camada. O talco em excesso pode formar pasta nos pés, aumentando as chances de gerar chulé.

7. Prefira meias de algodão

Elas absorvem o suor e possibilitam a transpiração. Lave-as após o uso.

Produtos certos controlam o chulé

Para tirar os sapatos sem medo, você, além de adotar as práticas já descritas, pode apostar em produtos específicos para o problema. Tanto o talco quanto o desodorante para os pés são opções que ajudam a limitar os efeitos do suor. Confira duas opções encontradas na Vivo Farmácia.

chuleTalco

É cheiroso e conta com ação antisséptica e antibacteriana. O Talco Granado Clássico ajuda a manter os pés sequinhos e livres de mau cheiro. O produto protege por 24 horas.

Sugestão: Talco Polvilho Granado Clássico (na Vivo Farmácia).

chuleDesodorante para pés

Antitranspirante e desodorante, o produto da linha Rexona Efficient controla o suor dos pés. Deve ser aplicado antes de colocar as meias e sapatos para evitar o chulé.

Sugestão: Desodorante Rexona Efficient Aerosol Para os Pés (na Vivo Farmácia).

Gostou das dicas? Conte para nós! E aproveite para conferir mais novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
mau cheiro
odor
pés
higiene

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ