10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

zZumbido

POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O que é?

O tinnitus (zumbido) é o termo médico para ruídos nos ouvidos quando não há fonte externa de sons.

Os ruídos ouvidos podem ser altos ou baixos. Eles podem ter som de campainha, sopro, rugido, zunido, assobio, sussurro ou chiado. Você pode chegar a pensar que está ouvindo o vento, água corrente, o interior de uma concha ou notas musicais.

Causas

Ainda não foi determinado ao certo o que faz com que uma pessoa ouça sons sem que haja uma fonte sonora externa. No entanto, o tinnitus pode ser um sintoma da maioria dos problemas de ouvido, incluindo:

  • Infecções no ouvido
  • Corpos estranhos ou cera no ouvido
  • Perda da audição causada por som alto
  • Síndrome de Ménière -- uma doença no ouvindo interno que envolve perda de audição e tontura

Álcool, cafeína, antibióticos, aspirina e outros medicamentos também podem causar ruídos na audição.

O tinnitus pode ocorrer juntamente com a perda de audição. Ocasionalmente, é um sinal de hipertensão, alergia ou anemia. Em raras ocasiões, o tinnitus é o sinal de algum problema sério, como um tumor ou um aneurisma.

Tratamento

Encontre um Especialista e agende uma consulta. Profissionais de saúde indicados por pacientes como você! Clique aqui e confira.

Prevenção

Use protetores auriculares em qualquer situação que apresente uma possibilidade de lesão auditiva (como shows com música alta ou britadeiras). Se você apresenta perdar de audição, evite possíveis danos não se expondo ao ruído excessivo.

Buscando ajuda médica

Ligue para o médico se:

  • Você começar a ouvir ruídos após uma lesão na cabeça.
  • Os ruídos estão associados a outros sintomas sem explicação, como tontura, falta de equilíbrio, náusea ou vômito.
  • Você ouve ruídos sem explicação que persistem mesmo depois de ter tomado medidas de autoajuda.
  • O ruído for somente em um ouvido e continuar por diversas semanas.
Fontes e referências:

Heller AJ. Classification and epidemiology of tinnitus. Otolaryngol Clin North Am. 2003; 36(2): 239-248.

Sismanis A. Tinnitus. Advances in evaluation and management. Otolaryngol Clin North Am. 2003; 36(2): xi-xii.

Bauer CA. Tinnitus and hyperacusis. In: Cummings CW, Flint PW, Haughey BH, et al, eds. Otolaryngology: Head & Neck Surgery. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier;2010:cap. 150.

ADAM, Inc. é credenciada pelo URAC, também conhecida como American Accreditation HealthCare Commission (www.urac.org). URAC é uma auditoria independente para verificar se ADAM segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A.D.A.M. é um dos primeiros a conseguir essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial da ADAM, o processo editorial e a política de privacidade. A.D.A.M. também é um membro fundador da Hi-Ethics e subscreve os princípios de Saúde na Net Foundation (www.hon.ch).

As informações contidas neste documento não devem ser usados ​​durante qualquer emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer condição médica. Um profissional licenciado médico deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de todo e qualquer problema médico. Links para outros sites são fornecidos apenas para informação - não constituem endosso desses outros sites. © 1997 - 2013 ADAM, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ