10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

mMolusco contagioso

POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O que é?

Molusco contagioso é uma infecção viral de pele que causa pápulas altas e peroladas ou nódulos na pele.

Causas

O molusco contagioso é causado por um vírus que é membro da família dos poxvirus. Você pode pegar esta infecção de várias formas.

É uma infecção comum em crianças e ocorre quando a criança entra em contato direto com a lesão. É frequentemente observada no rosto, pescoço, axilas, braços e mãos, mas pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, exceto nas palmas das mãos e solas dos pés.

O vírus pode espalhar-se por meio de contato com objetos contaminados, como toalhas, roupas ou brinquedos.

O vírus também se espalha por contato sexual. Lesões precoces na genitália podem ser confundidas com herpes ou verrugas mas, diferente de herpes, estas lesões não causam dor.

Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido (devido a condições como AIDS) podem ter um caso de molusco contagioso com rápida piora.

Exames

O diagnóstico é baseado na aparência da lesão e pode ser confirmado com uma biópsia cutânea.. O médico deve examinar a lesão para descartar outros distúrbios e determinar distúrbios subjacentes.

Tratamento

Em pessoas com um sistema imunológico normal, o distúrbio normalmente desaparece sozinho após um período de meses ou anos.

Pessoas com um sistema imunológico comprometido (como pessoas com AIDS) podem ter um caso de molusco contagioso com piora rápida.

Lesões individuais podem ser removidas cirurgicamente, por raspagem, curetagem, congelamento ou através de eletrocirurgia com agulhas. A remoção cirúrgica de lesões individuais pode deixar cicatrizes.

Medicamentos, como aqueles utilizados para remover verrugas, podem auxiliar na remoção das lesões, mas podem causar bolhas que levam a pele à ficar temporariamente descolorida. Cantárida é a solução mais comum utilizada para tratar lesões. Cremes de tretinoína ou imiquimode também podem ser prescritos.

Prevenção

Evite contato direto com as lesões de pele. Não compartilhe toalhas com outras pessoas.

Evitar relações sexuais também pode previnir o vírus molusco e outras DSTs. Você também pode evitar DSTs tendo relações sexuais monogâmicas com um parceiro que sabe não ter doenças.

Camisinhas femininas e masculinas não podem proteger você completamente, uma vez que o vírus pode estar em regiões não cobertas pela camisinha. Ainda assim, camisinhas devem ser utilizadas sempre que o status de doenças de um parceiro sexual for desconhecido. Elas podem reduzir as chances de contágio ou propagação de DSTs. Utilize camisinhas com espermicida.

Veja: Práticas sexuais mais seguras.

Buscando ajuda médica

Consulte seu médico se você tiver sintomas que sugiram molusco contagioso. Também consulte o seu médico se lesões persistirem ou espalharem-se, ou se novos sintomas surgirem.

Fontes e referências:

Cohen J, Powderly WG. . 2nd ed. New York, NY: Elsevier; 2004:2053-2056. Infectious Diseases

ADAM, Inc. é credenciada pelo URAC, também conhecida como American Accreditation HealthCare Commission (www.urac.org). URAC é uma auditoria independente para verificar se ADAM segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A.D.A.M. é um dos primeiros a conseguir essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial da ADAM, o processo editorial e a política de privacidade. A.D.A.M. também é um membro fundador da Hi-Ethics e subscreve os princípios de Saúde na Net Foundation (www.hon.ch).

As informações contidas neste documento não devem ser usados ​​durante qualquer emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer condição médica. Um profissional licenciado médico deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de todo e qualquer problema médico. Links para outros sites são fornecidos apenas para informação - não constituem endosso desses outros sites. © 1997 - 2013 ADAM, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ