10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

hHistoplasmose

POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O que é?

Histoplasmose é uma infecção que ocorre por inspirar esporos do fungo Histoplasma capsulatum.

Causas

A histoplasmose é uma infecção fúngica. Ela ocorre em todo o mundo. Nos Estados Unidos é mais comum nas regiões Sudeste, Médio Atlântico e estados centrais.

O fungo Histoplasma cresce como um mofo no solo. Você pode ficar doente quando inspirar os esporos produzidos pelo fungo. Solos que contêm fezes de pássaros ou morcegos podem ter maiores quantidades deste fungo. A ameaça é maior após a derrubada de uma construção antiga ou em cavernas.

Estar com o sistema imunológico enfraquecido aumenta o seu risco de contrair ou reativar esta doença. Pessoas muito jovens ou muito velhas, ou aquelas com AIDS, câncer ou um órgão transplantado têm sintomas mais graves.

Pessoas com doença pulmonar crônica (como o enfisema e bronquiectasia) têm maior risco de uma infecção mais grave.

Exames

A histoplasmose é diagnosticada por:

  • Biópsia de pulmão, pele, fígado ou medula óssea
  • Exames de sangue ou urina, para detectar proteínas histoplasmose ou anticorpos
  • Hemoculturas, urina ou saliva (este exame proporciona o mais claro diagnóstico da histoplasmose, mas os resultados podem demorar 6 (seis) semanas)

Para ajudar a diagnosticar esta condição, o seu médico pode realizar:

  • Broncoscopia
  • Tomografia computadorizada de tórax
  • Raio x do tórax
  • Punção espinal para procurar sinais de infecção no fluido cerbrospinal (CSF)

Tratamento

Na maioria das vezes, a infecção desaparece sem tratamento.

Se você estiver doente há mais de um mês ou estiver tendo dificuldade para respirar, o médico pode prescrever medicamentos. O principal tratamento para histoplasmose consiste em remédios antifúngicos. Anfotericina B, itraconazol e cetoconazol são os tratamentos habituais.

  • Antifúngicos podem precisar ser administrados via venal, de acordo com a forma ou o estágio da doença.
  • Alguns desses medicamentos podem ter efeitos colaterais.

Às vezes, o tratamento prolongado com medicamentos antifúngicos pode ser necessário. Você pode precisar tomar esses medicamentos por até 1 a 2 anos.

Prevenção

A histoplasmose pode ser evitada pela redução da exposição à poeira em galinheiros, cavernas de morcegos e outros locais de alto risco. Usar máscaras e outros equipamentos de proteção se você trabalhar nestes ambientes.

Buscando ajuda médica

Consulte o seu médico se você viver em uma área onde a histoplasmose seja comum, e você desenvolver sintomas de gripe, dor no peito, tosse e falta de ar. Embora existam muitas outras doenças que têm sintomas semelhantes, você pode precisar ser examinado para a histoplasmose.

Fontes e referências:

Deepe GS Jr. Histoplasma capsulatum. In: Mandell GL, BennettJE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 264.

Kauffman CA. Histoplasmosis. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Cecil Medicine. 24th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 340.

ADAM, Inc. é credenciada pelo URAC, também conhecida como American Accreditation HealthCare Commission (www.urac.org). URAC é uma auditoria independente para verificar se ADAM segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A.D.A.M. é um dos primeiros a conseguir essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial da ADAM, o processo editorial e a política de privacidade. A.D.A.M. também é um membro fundador da Hi-Ethics e subscreve os princípios de Saúde na Net Foundation (www.hon.ch).

As informações contidas neste documento não devem ser usados ​​durante qualquer emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer condição médica. Um profissional licenciado médico deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de todo e qualquer problema médico. Links para outros sites são fornecidos apenas para informação - não constituem endosso desses outros sites. © 1997 - 2013 ADAM, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ