10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

eEstenose espinhal

POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O que é?

Estenose espinhal é o estreitamento da coluna vertebral que provoca pressão sobre a medula espinal ou estreitamento das aberturas (chamadas de forâmen neural) onde os nervos espinais deixam a coluna espinhal.

Causas

A estenose espinhal geralmente ocorre com o envelhecimento da pessoa e quando os discos ficam mais secos e começam a crescer demais. Ao mesmo tempo, os ossos e ligamentos da espinha engrossam ou ficam maiores devido à artrite ou inchaço por longo tempo (inflamação).

A estenose espinhal também pode ser provocada por:

  • Artrite da espinha, geralmente em pessoas de meia idade e idosos
  • Doenças nos ossos, como a Doença de Paget dos ossos acondroplasia
  • Defeito ou crescimento na espinha que estava presente desde o nascimento (defeito congênito)
  • Hérnia de disco ou que muitas vezes aconteceu no passado
  • Lesão que provoca pressão sobre as raízes do nervo ou medula espinal
  • Tumores na espinha

Exames

Durante o exame físico, seu médico tentará encontrar o local da dor e descobrir como esta afeta os seus movimentos. Ele vai lhe pedir para:

  • sentar, ficar de pé e caminhar. Enquanto anda, o médico pode pedir que você tente caminhar nas pontas dos pés e depois nos calcanhares.
  • Curvar para frente, para trás e para o lado
  • Levantar as pernas retas enquanto estiver deitado. Se a dor for pior quando você fizer isso, você pode ter dor no nervo ciático, especialmente se sentir dormência ou formigamento em uma das pernas.

O médico também vai movimentar suas pernas em posições diferentes, inclusive dobrando e esticando os joelhos. Ao mesmo tempo, o médico verifica sua força e capacidade de se movimentar.

Para testar a função nervosa, o médico usará um martelo de borracha para verificar seus reflexos. Tocar as pernas em muitos lugares usando um alfinete, cotonete ou pena testa a sua sensibilidade. Tocar as pernas em muitos lugares usando um alfinete, cotonete ou pena testa a sua sensibilidade.

Um exame do sistema nervoso e cerebral (neurológico) pode confirmar a fraqueza da perna e diminuição da sensibilidade das pernas Os seguintes testes podem ser feitos:

  • EMG
  • Ressonância magnética da espinha ou tomografia computadorizada da espinha
  • Raio X da coluna

Tratamento

Quando a dor nas costas não desaparece ou se fica pior às vezes, aprender a cuidar das costas em casa e a prevenir a repetição dos episódios de dor são medidas que podem ajudar a evitar a cirurgia.

O médico ou outro profissional de saúde o ajudará a controlar a dor e o manterá o mais ativo possível.

  • O médico pode encaminhá-lo para fisioterapia. O fisioterapeuta o ajudará a tentar reduzir a dor usando alongamentos. O fisioterapeuta mostrará como fazer exercícios que fortalecem os músculos do pescoço.
  • Você também pode consultar um massagista e alguém que faça acupuntura. Às vezes, algumas consultas ajudam a aliviar a dor nas costas ou no pescoço.
  • Bolsa de gelo e terapia térmica podem ajudar nos episódios de dor intensa.
  • Vários medicamentos diferentes podem ajudar na dor nas costas. Veja também: Medicamentos para dor crônica

Um tipo de terapia através da palavra chamada de terapia cognitivo-comportamental pode ser útil se a dor estiver causando sério impacto na sua vida. Essa técnica ajuda a entender melhor a dor e ensina como controlá-la.

CIRURGIA

Se a dor não responder a esses tratamentos, ou se você perder o movimento ou a sensibilidade, você pode ter que se submeter a uma cirurgia. A cirurgia é feita para aliviar a pressão nos nervos ou medula espinal.

Você e seu médico podem decidir quando você precisa da cirurgia para esses sintomas. Os sintomas da estenose espinhal muitas vezes pioram com o tempo, mas isso pode acontecer muito lentamente.

  • Pessoas que vinham tendo dores nas costas há muito tempo antes da cirurgia provavelmente ainda terão alguma dor depois. A fusão espinhal provavelmente não eliminará toda a dor e outros sintomas.
  • Mesmo usando ressonância magnética ou outros testes, é difícil para o cirurgião prever sempre se você vai melhorar e o quanto de alívio a cirurgia trará.

Para mais informações sobre como a cirurgia é feita e quem tem maior probabilidade de se beneficiar com ela, consulte também:

  • Foraminotomia
  • Laminectomia
  • Fusão espinhal

Buscando ajuda médica

Consulte o seu médico se tiver sintomas de estenose espinhal.

Sintomas mais sérios que precisam de atenção imediata incluem:

  • Dificuldade ou falta de equilíbrio para andar
  • Problemas para controlar a urina ou os movimentos intestinais
  • Problemas para controlar a urina ou movimentos intestinais
Fontes e referências:

Weinstein JN, Tosteson TD, Lurie JD, Tosteson AN, Blood E, Hanscom B, et al. Surgical versus nonsurgical therapy for lumbar spinal stenosis. N Engl J Med. 2008;358:794-810.

Katz JN, Harris MB. Clinical practice. Lumbar spinal stenosis. N Engl J Med. 2008;358:818-825.

Weinstein JN, Tosteson TD, Lurie JD, et al. Surgical versus nonoperative treatment for lumbar spinal stenosis. Four-year results of the Spine Patient Outcomes Research Trial. Spine. 2010;35:1329-1338.

Chou R, Baisden J, Carragee Ej, Resnick DK, Shaffer WO, Loeser JD. Surgery for low back pain: a review of the evidence for an American Pain Society clinical practice guideline. Spine. 2009;34:1094-1109.

Chou R, Atlas SJ, Stanos SP, Rosenquist RW. Nonsurgical interventional therapies for low back pain: a review of the evidence for an American Pain Society clinical practice guideline. Spine. 2009;34:1078-1093.

ADAM, Inc. é credenciada pelo URAC, também conhecida como American Accreditation HealthCare Commission (www.urac.org). URAC é uma auditoria independente para verificar se ADAM segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A.D.A.M. é um dos primeiros a conseguir essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial da ADAM, o processo editorial e a política de privacidade. A.D.A.M. também é um membro fundador da Hi-Ethics e subscreve os princípios de Saúde na Net Foundation (www.hon.ch).

As informações contidas neste documento não devem ser usados ​​durante qualquer emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer condição médica. Um profissional licenciado médico deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de todo e qualquer problema médico. Links para outros sites são fornecidos apenas para informação - não constituem endosso desses outros sites. © 1997 - 2013 ADAM, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ