10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

cCâncer no pulmão - células pequenas

POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O que é?

O câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) é um tipo de câncer pulmonar de crescimento rápido. Ele se dissemina muito mais rapidamente do que o câncer de pulmão de células não pequenas.

Existem três tipos diferentes de câncer de pulmão de pequenas células:

  • O carcinoma de pequenas células (câncer de "células de aveia")
  • Carcinoma misto de pequenas células/células grandes
  • Carcinoma combinado de pequenas células

A maioria dos cânceres pulmonares de pequenas células é do tipo "células de aveia".

Causas

Aproximadamente 15% de todos os casos de câncer pulmonar são cânceres pulmonares de pequenas células. O câncer pulmonar de pequenas células é ligeiramente mais comum em homens do que em mulheres.

Quase em todos os casos de CPPC são devidos ao hábito de fumar. O CPPC é raro naqueles que nunca fumaram.

O CPPC é a forma mais agressiva de câncer pulmonar. Ele geralmente inicia nos tubos respiratórios (brônquios) no centro do tórax. Embora as células de câncer sejam pequenas, elas crescem mais rapidamente e criam tumores grandes. Esses tumores frequentemente se disseminam rapidamente (entram em metástase) por outras partes do corpo, abrangendo o cérebro, o fígado e os ossos.

Exames

Seu médico realizará uma exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico. Ele perguntará se você fuma e, em caso afirmativo, quanto e desde quando você fuma.

Quando auscultar seu tórax com um estetoscópio, seu médico pode às vezes ouvir líquido ao redor dos pulmões ou áreas de colapso pulmonar parcial. Cada uma dessas descobertas poderia (mas não sempre) sugerir câncer.

O câncer pulmonar de pequenas células geralmente já se disseminou por outras partes do seu corpo no momento em que é diagnosticado.

Os testes que podem ser realizados incluem:

  • Cintilografia óssea
  • Raio X torácico
  • Hemograma completo
  • Tomografia computadorizada
  • Testes de função hepática
  • Ressonância magnética
  • Varredura por tomografia por emissão de pósitrons (PET)
  • Teste de saliva (citologia, procurando por células de câncer)
  • Toracocentese (remoção de líquido da cavidade torácica ao redor dos pulmões)

Em alguns casos, seu médico pode precisar remover uma parte do tecido dos seus pulmões para exame sob um microscópio. Esse procedimento é denominado biópsia. Há várias maneiras de se fazer isso:

  • Broncoscopia combinada com biópsia
  • Biópsia por agulha guiada por tomografia computadorizada
  • Ultrassom endoscópica do esôfago com biópsia
  • Mediastinoscopia com biópsia
  • Biópsia aberta do pulmão
  • Biópsia pleural

Geralmente, se uma biópsia revela câncer, mais testes de imagiologia são feitos para descobrir o estágio do câncer. (Estágio representa o tamanho do tumor e até onde ele se disseminou.) O CPPC é classificado como:

  • Limitado (o câncer é somente no tórax e pode ser tratado com radioterapia)
  • Extensivo (o câncer se disseminou por outros órgãos)

A maioria dos casos é extensiva.

Tratamento

Como o CPPC se dissemina rapidamente por todo o corpo, o tratamento deve incluir drogas que matam o câncer (quimioterapia) por via oral ou injetadas no corpo. Geralmente, a droga para quimioterapia etoposida é combinada com cisplatina ou carboplatina.

A combinação de quimioterapia e tratamento por radiação é ministrada a pessoas com CPPC extensiva. No entanto, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas, mas não cura a doença.

A radioterapia usa raios X potentes ou outras formas de radiação para matar as células cancerosas. A radioterapia pode ser usada com quimioterapia se não for possível fazer uma cirurgia. A radiação pode ser usada para:

  • Tratar o câncer, junto com a quimioterapia, se não for possível fazer uma cirurgia
  • Ajudar a aliviar os sintomas causados pelo câncer, como problemas respiratórios e inchaço.
  • Ajudar a aliviar a dor do câncer quando o câncer tiver se espalhado para os ossos

Frequentemente, o CPPC pode já ter se disseminado pelo cérebro, mesmo quando não há sintomas ou outros sinais de câncer no cérebro. Como resultado, a radioterapia no cérebro pode ser ministrada em alguns pacientes com cânceres menores ou naqueles que tiveram uma boa resposta na primeira sessão de quimioterapia. Esse método é denominado irradiação craniana profilática.

Como a doença geralmente já se disseminou no momento em que é diagnosticada, poucos pacientes com CPPC são ajudados com cirurgia. A cirurgia poderá ser feita quando houver somente um tumor que não foi disseminado. Mesmo que a cirurgia seja feita, a quimioterapia ou a radioterapia continuarão sendo necessárias.

Prevenção

Se você fuma, pare de fumar. Nunca é tarde para parar. Além disso, você deve tentar evitar o fumo passivo.

Consulte também: Câncer no pulmão

Buscando ajuda médica

Ligue para o seu médico se tiver sintomas de câncer pulmonar (especialmente se você fuma).

Fontes e referências:

Johnson DH, Blot WJ, Carbone DP, et al. Cancer of the lung: Non-small cell lung cancer and small cell lung cancer. In: Abeloff MD, Armitage JO, Niederhuber JE, Kastan MB, McKenna WG, eds. Clinical Oncology. 4th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2008:chap 76. Abeloff's

ADAM, Inc. é credenciada pelo URAC, também conhecida como American Accreditation HealthCare Commission (www.urac.org). URAC é uma auditoria independente para verificar se ADAM segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A.D.A.M. é um dos primeiros a conseguir essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial da ADAM, o processo editorial e a política de privacidade. A.D.A.M. também é um membro fundador da Hi-Ethics e subscreve os princípios de Saúde na Net Foundation (www.hon.ch).

As informações contidas neste documento não devem ser usados ​​durante qualquer emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer condição médica. Um profissional licenciado médico deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de todo e qualquer problema médico. Links para outros sites são fornecidos apenas para informação - não constituem endosso desses outros sites. © 1997 - 2013 ADAM, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ