10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

aAcromegalia

POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O que é?

A acromegalia é uma condição de longo prazo na qual há muito hormônio do crescimento e os tecidos corporais vão ficando maiores com o tempo.

Causas

Acromegalia ocorre em cerca de 6 a cada 100.000 adultos. Ela é causada pela produção anormal de hormônio do crescimento após o esqueleto e outros órgãos pararem de crescer.

A produção excessiva de hormônio do crescimento em crianças provoca gigantismo em vez de acromegalia.

A causa do aumento da liberação do hormônio do crescimento geralmente é um tumor não canceroso (benigno) na glândula pituitária. A glândula pituitária, que está localizada logo abaixo do cérebro, controla a produção e liberação de vários hormônios diferentes, incluindo o hormônio do crescimento.

Exames

  • Alto nível de hormônio do crescimento
  • Alto nível de fator de crescimento do tipo insulina 1 (IGF-1)
  • Raio X da coluna mostra crescimento ósseo anormal
  • A ressonância magnética da glândula pituitária pode mostrar um tumor pituitário
  • Ecocardiograma pode mostrar coração aumentado, regurgitação mitral, ou regurgitação na válvula aorta

Essa doença também pode alterar os resultados dos seguintes exames:

  • Glicose plasmática de jejum
  • Exame de tolerância à glicose

Saiba todos os exames recomendados para você, com descrições e orientações sobre cada um deles.Clique aqui e confira.

Tratamento

A cirurgia para retirar o tumor pituitário que está provocando essa condição geralmente corrige a liberação anormal de hormônio do crescimento na maioria dos pacientes. Às vezes, o tumor é muito grande para ser retirado completamente. Pessoas que não respondem à cirurgia terão que fazer radioterapia para a glândula pituitária. Contudo, a redução dos níveis de hormônio do crescimento após a radiação é muito lenta.

As seguintes medicações podem ser usadas para tratar acromegalia:

  • Octreotido (Sandostatin) ou bromocriptina (Parlodel) pode controlar a liberação do hormônio do crescimento em algumas pessoas.
  • O pegvisomanto (Somavert) bloqueia diretamente os efeitos do hormônio do crescimento e vem demonstrando proporcionar melhora dos sintomas de acromegalia.

Esses medicamentos podem ser utilizados antes da cirurgia, após a cirurgia ou quando a cirurgia não é possível.

Após o tratamento, você precisa consultar seu médico regularmente para ter certeza de que a glândula pituitária está funcionando normalmente. Avaliações anuais são recomendadas.

Produtos de saúde, perfumaria e cosméticos com descontos. Prático, você compra online. Clique aqui e confira.

Prevenção

Não existem métodos para prevenir a condição, mas o tratamento precoce pode evitar complicações e piora da doença.

Buscando ajuda médica

Consulte seu médico se:

  • Tiver sintomas de acromegalia
  • Os sintomas não melhorarem com o tratamento
Fontes e referências:

Melmed S, Kleinberg D. Pituitary masses and tumors. In: Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 12th ed. Philadelphia, PA: Saunders Elsevier; 2011:chap 9.

ADAM, Inc. é credenciada pelo URAC, também conhecida como American Accreditation HealthCare Commission (www.urac.org). URAC é uma auditoria independente para verificar se ADAM segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A.D.A.M. é um dos primeiros a conseguir essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial da ADAM, o processo editorial e a política de privacidade. A.D.A.M. também é um membro fundador da Hi-Ethics e subscreve os princípios de Saúde na Net Foundation (www.hon.ch).

As informações contidas neste documento não devem ser usados ​​durante qualquer emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer condição médica. Um profissional licenciado médico deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de todo e qualquer problema médico. Links para outros sites são fornecidos apenas para informação - não constituem endosso desses outros sites. © 1997 - 2013 ADAM, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ