{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Rugas


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Definição

Rugas são pregas na pele.

Considerações

A maioria das rugas está associada a alterações de pele causadas pelo envelhecimento. O envelhecimento da pele e de estruturas relacionadas (cabelos e unhas) é um processo natural. Nada pode ser feito para diminuir a velocidade do envelhecimento da pele, porém muitos fatores ambientais aumentam essa velocidade.

Exposição frequente ao sol resulta em rugas prematuras e aumento da pigmentação (manchas hepáticas). Também aumenta a probabilidade de câncer de pele. A exposição à fumaça de cigarro é outro fator ambiental que aumenta o aparecimento de rugas na pele.

Além das rugas, outras alterações cutâneas podem incluir manchas hepáticas (áreas pigmentadas). O cabelo e as unhas também mudam com o envelhecimento, incluindo cabelos que se tornam grisalhos, perda de cabelo e enfraquecimento das unhas.

Causas comuns

Causas comuns das rugas incluem:

  • Influências genéticas (família)
  • Alterações de pele resultantes do envelhecimento normal
  • Fumo
  • Exposição ao sol

Cuidados domésticos

Para minimizar o aparecimento de rugas na pele, fique o máximo possível protegido do sol. Quando você estiver em áreas externas, use roupas para proteção e protetor solar. Se você fuma, pare de fumar.

Consulte seu médico se

As rugas geralmente não são uma preocupação a menos que ocorram precocemente. Consulte seu médico se achar que a sua pele está se tornando de forma excessiva enrugada precocemente. Às vezes o encaminhamento para um dermatologista ou cirurgião plástico é adequado.

O que esperar no consultório do seu médico

Seu médico pode fazer perguntas detalhas sobre suas rugas, como:

  • Quando você notou pela primeira vez que a pele estava anormalmente enrugada?
  • Mudou de alguma maneira?
  • Uma mancha na pele se tornou dolorida ou sangra?
  • Quais outros sintomas estão ocorrendo ao mesmo tempo?

Será realizado um exame detalhado da pele. Se as rugas estiverem acompanhadas de uma lesão cutânea que mudou de aparência, exames diagnósticos podem incluir uma biópsia da lesão da pele.

Tretinoína (Retina A) ou cremes contendo alfa-hidróxi ácidos podem ser recomendados, mas não há garantia de que ajudem.

Peelings químicos ou tratamentos a laser são opções muito eficientes para rugas precoces.

A toxina botulínica (Botox) pode ser usada para corrigir algumas das rugas relacionadas aos músculos faciais hiperativos.

Alguns pacientes podem querer fazer uma cirurgia plástica para rugas relacionadas com a idade (por exemplo, uma plástica facial).

Camadas da peleFacelift - série

Referências

Habif TM. Light-related diseases and disorders of pigmentation. Em: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5ª ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009: cap. 19.

comentários

{ang{ nome }ang}