{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

O que esperar nas primeiras semanas


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Durante a primeira semana após o parto, você (e o seu parceiro) passarão por muitas mudanças emocionais, que podem ir da exaltação à sentimentos de inadequação, chegando à frustração. É uma pena que essa pessoinha não venha com um manual de instruções! Nunca hesite em entrar em contato com o seu médico ou pediatra para comunicar as suas dúvidas.

A boa notícia é que existe inúmeros recursos disponíveis, desde familiares e amigos mais experientes a livros educacionais e médicos. A preparação é sempre bem-vinda, portanto é uma boa ideia ir a algumas aulas sobre recém-nascidos antes do nascimento. Algumas aulas são oferecidas após o nascimento, porém é bom que você possa ir antes, pois é provável que você possa estar cansada após o parto, ou queira passar o seu tempo em casa, com a sua nova família. Os tópicos, geralmente, abordados incluem: como dar banho, fazer o bebê arrotar, trocar fraldas, enrolar o bebê no cueiro, vestir o bebê, cuidados com circuncisão e cuidados com os olhos, ouvidos, nariz, unhas, e cordão umbilical. A segurança da cadeirinha para o carro também é abordada.

Durante essa semana excitante e corrida, você e o seu bebê aprenderão muito um com o outro. Com a prática (e você terá bastante tempo praticar), as suas habilidades, como vestir, alimentar ou trocar fraldas, melhorarão muito, assim como a sua segurança. Espere sentir-se uma novata no início.

Não importa se você decidir alimentar o seu bebê na mamadeira ou peito, será frequente e exigirá esforços. Essa semana maravilhosa e desafiadora será cheia de amamentações, arrotos, trocas de fralda, sono e, então, mais amamentações, arrotos, e mudanças de fralda e de roupa. Ao final da primeira semana, a maioria dos novos pais, mesmo ainda se sentindo sobrecarregados, às vezes, já desenvolveram uma "rotina", que poderá ajudar muito.

Lembre-se, acima de tudo, de que o seu bebê será um recém-nascido apenas por poucas semanas. Deixe todas as outras coisas para depois --notas de agradecimento pelos presentes, tarefas domésticas, lavanderia - e concentre-se no que é básico: coma, durma e alimente o seu bebê. Peça ajuda de outras pessoas para lidar com os outros assuntos da casa. Durma sempre que o seu bebê fechar os olhos, porque você pode ter certeza de que ele acordará e estará pronto para fazer bagunça logo mais. Todas as outras coisas do mundo podem esperar!

comentários

{ang{ nome }ang}