{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Noma


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Definição

Noma é um tipo de gangrena que destrói as membranas mucosas da boca e outros tecidos. Ocorre em crianças mal nutridas em áreas com pouca higiene.

Nomes Alternativos

Cancrum oris; Estomatite gangrenosa

Causas, incidência e fatores de risco

A causa exata é desconhecida, mas pode ser ocasionada por bactérias chamadas organismos fusoespiroquetas.

Esse distúrbio ocorre frequentemente em crianças jovens, gravemente mal nutridas entre 2 e 5 anos de idade. Muitas vezes, elas tiveram uma doença como sarampo, escarlatina, tuberculose, câncer ou imunodeficiência.

Os fatores de risco incluem Desnutrição infantil e outras formas de desnutrição protéica grave, saneamento ruim e pouca higiene, doenças como sarampo e leucemia, além de viver em países não desenvolvidos.

Sintomas

A noma causa destruição súbita do tecido, que piora rapidamente. As gengivas e o revestimento das bochechas inflamam e desenvolvem úlceras. As úlceras desenvolvem uma drenagem fétida, que ocasiona mau hálito e odor na pele.

A infecção se espalha para a pele e os tecidos nos lábios e bochecha morrem. O processo pode ocasionalmente destruir o tecido mole e o osso. A destruição dos ossos ao redor da boca causa deformidade e perda dos dentes.

A noma também pode afetar a genitália, espalhando-se pela pele genital (por vezes chamada noma pudendi).

Sinais e exames

O exame físico mostra áreas inflamadas das membranas mucosas, úlceras na boca e na pele. Essas úlceras drenam e têm mau cheiro. Pode haver outros sinais de má nutrição.

Tratamento

Antibióticos e nutrição adequada ajudam a parar a piora da doença. Pode ser necessária cirurgia plástica para remover os tecidos destruídos e reconstruir os ossos faciais. Isso vai melhorar a aparência facial e a função da boca e mandíbula.

Grupos de Apoio

Expectativas (prognóstico)

Em alguns casos, essa condição pode ser fatal se não tratada. Outras vezes, a condição pode curar com o tempo, mesmo sem tratamento. No entanto, pode causar cicatrizes e deformidade grave.

Complicações

  • Desfiguramento
  • Desconforto

Consulte seu médico

Serão necessários cuidados médicos se houver úlceras orais e inflamação que persiste ou piora.

Prevenção

Medidas para melhorar a nutrição, limpeza e saneamento podem ser úteis.

Úlceras orais

Referências

Chow AW. Infections of the oral cavity, neck, and head. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 60.

comentários

{ang{ nome }ang}