{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

12ª Semana


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Bem-vinda à 12ª semana

Feto com 12 semanas

Seu bebê: Um trabalho em andamento

Do topo da cabeça até a nádega, o feto mede entre 6 e 7 cm de comprimento. Seus minúsculos dedinhos das mãos e pés podem ser identificados como partes independentes com unhas. Também é possível ver algum cabelo nessa fase. Neste ponto, quase todos os órgãos e estruturas do bebê já estão formados e continuarão a crescer até o parto. A genitália começa a mostrar alguma diferenciação de sexo. Os intestinos estão se desenvolvendo no abdômen e alguns movimentos musculares começam a se desenvolver e a atuar para processar o alimento. Os rins já começaram a produzir e excretar urina, e o líquido amniótico começa a se acumular para envolver e proteger seu bebê contra impactos. O rosto do bebê está quase totalmente formado e ele pode, até mesmo, ter soluços!

Seu corpo: Do que se trata o desejo?

Um dos mitos mais antigos e duradouros relacionados à gravidez é o desejo das futuras mães por picles e sorvete. Pode haver alguns dias nos quais você experimente a sensação de ter desejo por determinados alimentos. Sua causa exata é desconhecida. Acredita-se que esteja relacionado a todos os hormônios da gravidez que circulam por seu organismo. Geralmente, isso passa após os primeiros três meses de gestação. Desde que você esteja ingerindo todos os nutrientes importantes necessários para você e seu bebê, ceder a alguns dos seus desejos de vez em quando, provavelmente, não fará mal.

Eventualmente, mulheres grávidas têm desejos estranhos por coisas que não são alimentos durante a gestação. Essa doença é chamada de picamalácia, e acredita-se ser decorrente de uma deficiência de ferro. Algumas mulheres com picamalácia relatam ter desejo por sujeira, terra, detergente e lascas de gelo. Se você tiver qualquer desejo por itens como esses, é importante consultar o médico imediatamente, você pode estar com anemia severa, o que exigirá que você ingira um suplemento de ferro.

Sobre a nota: Alimento, glorioso alimento

Nunca é tarde demais para mudar seu hábito alimentar, aumentar a ingestão de frutas e vegetais e reduzir os doces industrializados. Para saber o que você deve comer, quantas vezes ao dia e o porquê, veja o gráfico de nutrição RDA (Recomendações Nutricionais).

Dica da semana

Uma gestante grávida pela terceira vez encoraja outras a cederem a algum desejo nada saudável na primeira gravidez, do contrário ele se tornará mais intenso. Assim, se o amendoim M&M's estiver chamando por você, compre um pacote pequeno e coma um pouco para satisfazer o desejo. Quanto mais você resiste, maior a chance de você devorar um saco de 250g.

comentários

{ang{ nome }ang}