{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Monitoramento de glicose: Dispositivos de teste novos e atualizados


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

O método de teste de glicose mais comum é a utilização da lanceta para furar o dedo, produzindo uma gota de sangue. Para diminuir o desconforto ou o ferimento, utilizar a lateral de um dedo, lavar as mãos com água morna, sacudir as mãos ou utilizar lancetas com ponta mais fina pode ajudar. Ainda assim, a maioria das pessoas com diabetes gostaria de ter uma alternativa ao teste sanguíneo.

Os produtos a seguir podem substituir o teste do dedo com a lanceta:

  • O "Lasette" retira uma gota de sangue do dedo, mas faz utilizando um laser. O laser cria um pequeno furo indolor na pele, produzindo apenas uma sensação leve de cócegas. A principal desvantagem deste produto é o preço alto.
  • Muitas empresas criaram dispositivos que retiram o sangue de áreas que não são as pontas dos dedos da mão. Estas áreas – como o antebraço ou a coxa – tendem a ser menos sensíveis, por isso pode não machucar tanto como com a utilização da ponta dos dedos. O dispositivo também exige uma pequena gota de sangue. Os nomes comerciais incluem Accu-Chek, AtLast, Freestyle e One Touch.
  • O "Sof-Tact" utiliza sucção leve para segurar a pele do braço firmemente no lugar enquanto uma lanceta integrada retira o sangue. A gota é aplicada automaticamente em uma tira de teste com resultados em 20 segundos. Elimina a necessidade de uma pessoa lancetar a ponta do dedo.

Você também pode ouvir falar dos produtos a seguir, que fornecem mais informações contínuas e detalhadas sobre a glicose no sangue. Eles suplementam, mas não substituem o teste no dedo:

  • Um produto da MiniMed (Guardian REAL Time Continuous Glucose Monitoring System) utiliza um sensor sob a pele para registrar a glicose a cada 5 minutos por 3 dias. Estas informações detalhadas podem ser utilizadas por um médico para sugerir correções no programa de controle de diabetes de uma pessoa (como hábitos alimentares e exercícios).
  • O FreeStyle Navigator monitora a glicose continuamente recebeu a aprovação do Food and Drug Administration (FDA) norte-americano em 2008. O dispositivo tem alarmes prévios em 5, 10 e 15 minutos antes das leituras de açúcar alto no sangue. O dispositivo pode ser utilizado por 5 dias e tem um transmissor sem fio com alcance de 3 metros.
  • O Dexcom é outro sistema de monitoramento de glicose. Uma versão atualizada agora fornece setas direcionais para mostrar a direção que o açúcar no seu sangue está indo e como se move rapidamente nesta direção. Isto ajuda a evitar leituras altas e baixas. Você também pode utilizar o dispositivo por até uma semana.

Por fim, algumas empresas estão tentando desenvolver dispositivos que substituiriam os testes na ponta dos dedos juntamente com as lancetas. Um dispositivo, o Diasensor, está em desenvolvimento desde a metade dos anos 90, mas ainda não recebeu a aprovação do FDA. Ele utiliza um feixe de raio infravermelho para ler a glicose do sangue nos capilares sob a pele sem romper a pele. Várias outras empresas estão trabalhando em dispositivos similares. Conforme a pesquisa continua e novos produtos surgem no mercado, o teste de glicose pode, algum dia, ser essencialmente sem esforço e sem dor.

Referências

American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes–2009. Diabetes Care. 2009 Jan;32 Suppl 1:S13-61.

Bui H, Perlman K, Daneman D. Self-monitoring of blood glucose in children and teens with diabetes. Pediatr Diabetes. March 2005:50-62.

comentários

{ang{ nome }ang}