{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Gravidez tardia


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Se você tem 35 anos ou mais, você e o seu bebê podem correr mais riscos de problemas. A maioria das mulheres com idade avançada para engravidar com boa saúde não terão problemas durante a gravidez, mas correm mais riscos de complicações. Na gravidez, a pressão arterial alta, doença cardíaca ou doença renal pode começar ou piorar. Mulheres mais velhas também correm mais riscos de aborto espontâneo e parto de natimorto.

As mães que têm uma gravidez complicada podem dar à luz prematuramente ou ter bebês pequenos. O maior risco para mulheres com 35 anos ou mais é de dar à luz um bebê com anormalidades genéticas, como a síndrome de Down. Se 1.000 mulheres com 33 anos de idade forem submetidas a exames, cinco delas terão um bebê com cromossomos anormais. Se 1.000 mulheres com 40 anos de idade forem submetidas a exames, 25 delas terão um bebê com problemas nos cromossomos. O risco continua a aumentar na medida em que a mulher envelhece.

Esse risco aumentado é encontrado em todas as mulheres em idade avançada para engravidar, independentemente de raça, etnia e condição socioeconômica. Se você estiver com mais de 35 anos quando o seu bebê nascer, você deve receber aconselhamento genético e, caso queira, um diagnóstico pré-natal no primeiro trimestre (translucência nucal e soro materno) e/ou exames de triagem sequenciais, amostragem de vilo coriônico ou amniocentese. Hoje em dia, muitas mulheres com menos de 35 anos decidem fazer o exame genético durante a gravidez.

Também é mais difícil engravidar quando você está mais velha. A chance de engravidar em determinado mês diminui na medida em que você envelhece, e o seu risco de aborto espontâneo aumenta após os 35 anos. Se você tem mais de 35 anos e está tentando engravidar há mais de seis meses, deve conversar com seu médico sobre tratamentos de fertilidade.

O ponto principal: se você tem mais de 35 anos e quer ter um filho, deve perseguir esse objetivo -- mas reconheça que você está enfrentando uma estrada mais acidentada do que a que encontraria 10 anos antes.

comentários

{ang{ nome }ang}