{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Etapa 8: Nutrição pós-cirúrgica


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

A cirurgia bariátrica pode ajudá-lo a alcançar as suas metas de perda de peso, saúde e estilo de vida. Entretanto, uma vez que se submeteu a uma cirurgia bariátrica, você precisará aprender alguns novos hábitos para garantir que você perca peso e mantenha-o. Lembre-se de que isto NÃO é uma dieta e sim um plano de estilo de vida e um padrão de dieta.

Imediatamente após a cirurgia, você receberá fluidos por via intravenosa. Quando tolerar, você começará a receber pequenos goles de água. Se isto for bem, você receberá outros líquidos enquanto ainda estiver no hospital.

Após voltar para casa, a sua dieta dependerá do tipo de cirurgia que você fez. Se você tiver uma faixa gástrica ajustável, você pode permanecer em uma dieta de líquidos por 1 a 2 semanas, e, então, lentamente avançar para alimentos macios. Após um bypass gástrico, você provavelmente permanecerá com líquidos de 1 a 2 semanas e, então, lentamente avançará para uma dieta de alimentos amassados. Você provavelmente deixará o hospital nesta dieta de purês e permanecerá nela por diversas semanas.

Esta abordagem ajudará você a sentir-se satisfeito sem aumentar o risco de obstrução alimentar e vômitos. Também permitirá que você tenha mais conforto e menos estresse conforme começa a fazer cada refeição.

Alguns alimentos causarão problemas e você desejará evitá-los. Você pode descobrir por experimentação o que funciona melhor para você. De forma geral, pães e carnes duras normalmente causarão problemas. Alimentos úmidos são normalmente os melhores.

Independente do tipo de cirurgia a que você foi submetido, você precisará de um tempo com um nutricionista para desenvolver um plano de dieta saudável. Você criará um plano para a sua nova vida, portanto, é importante segui-lo permanentemente para proteger a sua saúde, perder e manter o peso.

Você precisará:

  • Aprender sobre os tamanhos adequados de porções. Aprenda exatamente quanto você deve comer em cada refeição, porque você não quer comer em excesso. Comer em excesso pode causar vômitos. Se você continuamente comer em excesso e vomitar, você pode alongar o seu estômago, o que permitiria o consumo de mais calorias e, portanto, retardaria ou diminuiria a sua perda de peso. Quando você começar a comer alimentos sólidos após a cirurgia, você provavelmente conseguirá comer cerca de 1/4 a 1/2 xícara por refeição.
  • Aprenda a comer muito, muito lentamente. Pode ser aconselhável controlar o seu horário, para que você faça intervalos de no mínimo 30 minutos para cada refeição. Você deve mastigar os itens sólidos completa e extensamente. Isto ajudará a prevenir que a abertura entre o estômago e o intestino torne-se bloqueada. Também ajudará você a parar de comer quando estiver satisfeito, para que você não coma em excesso acidentalmente. Você deve consumir primeiro os fluidos, comer sem fluidos adicionais e esperar entre 60 e 90 minutos após cada refeição antes de voltar a beber fluidos.
  • Siga uma dieta nutricionalmente equilibrada. Suas porções serão consideravelmente menores e o seu corpo pode processar os nutrientes de uma forma diferente após a cirurgia. Portanto, certifique-se de que o que você come seja altamente nutritivo. A maioria dos nutricionistas recomenda que os pacientes de cirurgias bariátricas sigam uma dieta rica em proteínas e pobre em açúcares e gorduras, consistindo em um programa de dieta nutricionalmente balanceado. Após ser submetido a um bypass gástrico, você precisará utilizar diariamente suplementos polivitamínicos, de ferro, cálcio e vitamina B12 indefinidamente. Você precisará ser examinado regularmente para garantir que não esteja com deficiência destas vitaminas e minerais (como o ferro) e que não tenha anemia.
  • Evite gorduras e açúcares. Gorduras e açúcares são muito ricos em calorias, portanto NÃO são recomendados para qualquer um que esteja trabalhando em manter um peso saudável. Na verdade, se você for submetido a uma cirurgia de bypass gástrico, comer alimentos ricos em gorduras ou açúcares pode realmente causar uma condição chamada de "síndrome de dumping". A síndrome de dumping fará você sentir-se mal, com dores e cólicas na barriga, vômitos, fraqueza, tremores e sudorese.
  • Cuidado com o álcool. Por causa das calorias no álcool, o uso regular pode fazer você ganhar peso novamente. Após uma cirurgia de bypass gástrico, você absorverá o álcool mais rapidamente do que antes. Você sentirá os efeitos após beber apenas uma pequena quantidade. Mesmo uma taça de vinho pode ser excessiva para você dirigir.

A síndrome de dumping ocorre quando os conteúdos do estômago esvaziam-se muito rapidamente no intestino delgado após uma cirurgia de bypass gástrico. Alimentos digeridos parcialmente levam fluidos em excesso ao intestino delgado, causando náusea, cólicas, diarreia, sudorese, tontura e palpitações. A síndrome de dumping normalmente ocorre após o consumo de açúcar refinado ou simples em excesso por pessoas que tiveram uma cirurgia para modificar ou remover parte do estômago.

  • Evite bebidas durante as refeições. O seu novo estômago apenas comportará alimentos ou bebidas, não ambos! Beba água meia hora antes ou depois das refeições, mas não durante. Bebidas durante as refeições podem fazer com que os alimentos deixem o estômago muito rapidamente. Isto pode fazer você sentir fome novamente logo após comer. Ao invés disto, beba pequenos goles de água regularmente durante todo o dia. Não beba grandes quantidades de uma só vez. Evite bebidas gaseificadas ou com açúcar, que podem fazê-lo se sentir inchado e desconfortável.

Lembre-se de que 80% das pessoas que tiveram uma cirurgia bariátrica consideram a cirurgia bem-sucedida porque são capazes de alcançar e manter suas metas de peso e saúde. Os 20% que consideram a cirurgia um fracasso geralmente não se comprometeram com o plano de dieta para toda a vida e as atividades físicas que são necessários para o sucesso.

comentários

{ang{ nome }ang}