{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Etapa 3: Causas da dor na coluna lombar


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Dor na coluna é frequentemente associada com a tensão muscular ou problemas espinhais. Entretanto, existem muitas outras razões médicas que causam dor na coluna, e a maioria dos pacientes não tem um histórico claro de trauma ou distensão. Às vezes, pode ser o resultado de uma enfermidade.

Você pode sentir dor na coluna pela primeira vez logo após levantar um objeto pesado, movimentar-se de maneira abrupta e repentina ou sofrer uma lesão (por exemplo, uma queda ou um acidente de carro).

No entanto, a causa específica da dor na coluna frequentemente nunca é identificada. Isso pode ser uma boa notícia, porque quando a causa específica é determinada facilmente, o problema pode ser mais grave.

Seja identificada ou não, existem várias fontes possíveis de dor lombar. As mais comuns são:

  • Tensão muscular
  • Ruptura ou hérnia de disco
  • Degeneração dos discos, como osteoartrite
  • Espasmo muscular (músculos muito tensos que permanecem contraídos)

Outras causas incluem:

  • Estenose espinhal (estreitamento do canal espinhal)
  • Rompimentos dos músculos ou ligamentos que suportam a espinha
  • Pequenas fraturas na espinha por osteoporose
  • Outras condições médicas sistêmicas (em todo o corpo); nestes casos, a dor na coluna é frequentemente associada a outros sintomas tais como rigidez matinal prolongada

Degeneração, hérnia e ruptura de disco

Ao envelhecermos, os discos nos espaços entre as vértebras podem deteriorar (enfraquecer). Este processo é similar à artrite em outros ligamentos do corpo. O enfraquecimento por desgaste em geral leva à irritação e inflamação; ambas podem causar dor.

Se o disco degenerar o suficiente, a área se torna muito fina e a substância gelatinosa (núcleo polposo) dentro do disco pode ser projetada para fora. Isto é chamado de hérnia.

Existem diferentes graus de hérnia. Muitas pessoas têm uma leve protuberância que não causa sintoma algum. Outros têm uma protuberância extensa (chamada de extrusão), que pode causar dor. Até as extrusões, no entanto, não causam dor em todas as pessoas. Isso varia muito de pessoa para pessoa.

Um disco rompido é uma hérnia repentina que acontece a partir de uma lesão grave. Quando há uma hérnia de disco por esta razão, ela não está necessariamente relacionada ao desgaste da idade.

Tensões musculares e lesões nos ligamentos

Músculos e ligamentos são estruturas importantes que suportam e fortalecem a sua coluna. Eles estão ao longo de toda a espinha, incluindo bandas espessas em torno dos espaços dos discos. Uma tensão ou uma ruptura de qualquer um desses músculos ou ligamentos causam dor na coluna. Duas áreas comuns para tais lesões incluem a espessa banda fibrosa ao longo da lateral de cada disco e os ligamentos que conectam a espinha à pelve.

Estenose espinhal

A estenose espinhal é o estreitamento do canal espinhal, ou o estreitamento das aberturas (denominadas forames neurais) onde os nervos espinhais saem da coluna espinhal. Isso pode se desenvolver com o envelhecimento. Se você tiver estenose, até uma lesão pequena pode causar inflamação do disco e pressão no nervo. Você pode sentir dor em qualquer lugar da coluna ou perna no qual este nervo passa.

Frequentemente, você terá dor na nádega, coxa ou perna que é ocasionada por atividade e aliviada por descanso. Há um alívio da dor também por uma postura curvada, de forma que você consegue caminhar mais se curvando do que se mantendo ereto. A dor deste tipo é praticamente específica da estenose espinhal, que é mais comum em indivíduos mais velhos. Esse problema específico também é chamado de claudicação neurogênica.

Outras causas

Existem muitas outras causas potenciais da dor na coluna lombar; muitas são raras. Algumas outras causas possíveis são:

  • Vértebras desalinhadas (por exemplo, uma vértebra pode deslizar para a frente)
  • Desgaste dos ossos espinhais (em oposição aos discos) das vértebras
  • Deficiências espinhais hereditárias

comentários

{ang{ nome }ang}