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10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Etapa 2: Como se contrai o diabetes tipo 2?


POR

A.D.A.M.

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Mesmo que você conheça outras pessoas com diabetes, pode ficar surpreso ao saber como essa doença é comum:

  • Somente nos Estados Unidos, 24 milhões de pessoas sofrem de diabetes. Mais de 6 milhões dessas pessoas (cerca de um terço!) nem mesmo sabem que têm a doença.
  • Entre 90 a 95% dessas pessoas têm o diabetes tipo 2.
  • Ao considerar pessoas de todas as idades, mais de uma em cada 15 pessoas nos EUA sofre de diabetes. Para pessoas acima de 20 anos, a incidência cai para cerca de uma em cada 10. Em pessoas acima de 60 anos, a incidência é de mais de uma em cada 5. Além disso, o diabetes continua a se tornar mais comum em todas as faixas etárias.
  • Desde 1988, a idade média de diagnóstico do diabetes tipo 2 caiu de 52 para 46 anos. A doença está se tornando de forma alarmante mais comum em crianças e jovens por causa do aumento da obesidade em crianças e adolescentes.
  • Homens e mulheres têm as mesmas chances de ter diabetes.
  • Uma em cada três crianças nascidas em 2000 ou depois desenvolverá o diabetes.
  • Uma em cada duas crianças de origem afro-americana nascidas em 2000 ou depois desenvolverá o diabetes.

Os fatores de risco aumentam a probabilidade de ter diabetes. Alguns fatores estão sob seu controle e outros não.

Fatores de risco que você NÃO pode alterar:

  • Sua idade
  • Os genes herdados
  • Seu histórico familiar
  • Diabetes gestacional que você pode ter tido no passado
  • Sua etnia (alguns grupos, como afro-americanos e hispânicos, apresentam taxas mais altas de diabetes)

Entretanto, a boa notícia é que existem fatores de risco que você PODE controlar. Na realidade, você pode até ser capaz de prevenir o diabetes tipo 2 fazendo o seguinte:

  • Coma quantidades saudáveis de alimentos saudáveis.
  • Mantenha um peso saudável e um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25.
  • Pratique exercícios e se mantenha fisicamente ativo.
  • Reduza a gordura corporal, especialmente em torno da cintura.
  • Aumente sua ingestão diária de fibras alimentares.

Se você já tem diabetes, esses mesmos passos podem ajudar a controlá-lo, como você aprenderá mais adiante neste guia.

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