{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Estrias


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Definição

As estrias são áreas irregulares da pele que se parecem com faixas, listas ou linhas. As estrias são vistas quando uma pessoa cresce ou ganha peso rapidamente ou tem determinada doença ou condição.

As estrias são comumente chamadas de estiramento.

Nomes Alternativos

Estrias atróficas; Marcas de estiramentos; Striae distensae

Considerações

As marcas de estiramento podem aparecer quando existe um estiramento rápido da pele. Elas são, com frequência, associadas ao aumento abdominal da gravidez. Elas podem ser encontradas em crianças que ficam obesas rapidamente. Elas também podem ocorrer durante o crescimento rápido da puberdade indivíduos de ambos os sexos. As estrias são normalmente localizadas nas mamas, quadris, nádegas, abdômen e flanco.

As marcas de estiramento aparecem como camadas de pele vermelha, fina e brilhante que, com o tempo, tornam-se brancas e parecidas com cicatrizes. As marcas de estiramento podem ser levemente rebaixadas e têm uma textura diferente da pele normal.

As estrias podem também ocorrer como o resultado de uma produção anormal de colágeno ou como resultado de medicações e produtos químicos que interferem na produção de colágeno. Elas também podem estar associadas ao uso prolongado de compostos de cortisona, diabetes, doença de Cushing e pós-gravidez.

Causas Comuns

Cuidados Domésticos

Não existem cuidados específicos para marcas de estiramento. As marcas frequentemente desaparecem depois que a causa do estiramento é eliminada. Cremes e unguentos que alegam evitar as marcas de estiramento durante a gravidez são de pouca valia.

Evitar o ganho de peso rápido ajuda a reduzir as marcas de estiramento causadas pela obesidade.

Consulte seu médico se

Se as estrias ou marcas de estiramento aparecerem sem razão aparente como gravidez ou rápido ganho de peso, consulte seu médico.

O que esperar no consultório do seu médico

Seu médio o examinará e fará perguntas sobre seus sintomas, incluindo:

  • É a primeira vez que você desenvolveu estrias?
  • Quando você notou pela primeira vez as marcas de estiramento?
  • Quais medicamentos tomou?
  • Você usou creme de cortisona na pele?
  • Que outros sintomas você tem?

Se as estrias não forem causadas por alterações físicas normais, devem ser conduzidos exames clínicos. Talvez sejam prescritos retinoides tópicos que podem ajudar com as aparências das estrias. O tratamento a laser também pode ajudar. Entretanto, as estrias são difíceis de serem tratadas.

Estrias na fossa poplíteaEstrias nas pernasEstria

comentários

{ang{ nome }ang}