{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Calázia


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Definição

A calázia é uma pequena protuberância na pálpebra causada por um bloqueio de uma glândula de óleo minúscula.

Nomes Alternativos

Lipogranuloma da glândula meibomiana

Causas, incidência e fatores de risco.

Uma calázia é causada por um duto bloqueado em uma das glândulas meibomianas. Estas glândulas estão localizadas na pálpebra diretamente atrás dos cílios e produzem um líquido fino e oleoso que lubrifica o olho.

Sintomas

O calázio muitas vezes se desenvolve após um hordéolo interno (outra palavra para hordéolo é terçol). A pálpebra geralmente fica sensível, vermelha, inchada e quente. Às vezes, a glândula bloqueada causando o terçol não drenará mesmo que a vermelhidão e inchaço tenham ido embora. A glândula vai formar um nódulo firme e não-macio na pálpebra que é chamado de calázia.

Sinais e exames.

Um exame da pálpebra confirma o diagnóstico.

Raramente, câncer de peleda pálpebra pode parecer um calázio. Se isso for suspeito, você pode precisar de um biopsia.

Tratamento

Uma calázia desaparece frequentemente sem tratamento em aproximadamente um mês.

  • O primeiro tratamento é fazer compressas quentes sobre a pálpebra por 10 a 15 minutos, pelo menos quatro vezes por dia. Use água que não esteja mais quente do que a temperatura em que você pode colocar a sua mão confortavelmente. Isto pode suavizar os óleos endurecidos que bloqueiam o canal e promover a drenagem e cura.
  • Não pressione ou esprema a calázia.

Se a calázia continua a aumentar, esta pode precisar ser removida com cirurgia. Esta é feita mais frequentemente pelo interior da pálpebra para evitar uma cicatriz na pele.

Injeção de esteróide é outra opção de tratamento.

Grupos de Apoio

Expectativas (prognóstico)

A calázia normalmente se cura sozinha. O resultado com o tratamento geralmente é excelente.

Complicações

Raramente, uma calázia vai se curar sozinha podendo deixar uma cicatriz na pálpebra. Este problema é mais comum após a cirurgia de calázia, mas ainda é raro. Você pode perder alguns cílios ou você pode ter um pequeno entalhe na borda da pálpebra. A complicação mais comum é uma recorrência do problema.

Consultar seu médico

Consultar o seu médico se caroços na pálpebra continuarem a aumentar apesar do tratamento, ou se você tiver uma área de perda de cílios.

Prevenção

Para evitar calázias ou terçóis, pode ser de ajuda esfregar delicadamente a borda da pálpebra na linha dos cílios todas as noites. Use lenços umedecidos para limpeza dos olhos ou xampu infantil diluído.

Aplicar pomada antibiótica prescrita pelo seu médico depois de esfregar as pálpebras.

Olho

Referências

Jackson JL. Chalazion and Hordeolum. In: Pfenninger JL, Fowler GC eds. Pfenninger and Fowler''''s Procedures for Primary Care, 3a ed. Philadelphia, PA:Mosby Elsevier; 2011:capítulo 65.

Marr BP, Shields CL, Shields JA. Tumors of the Eyelids. In: Tasman W, Jaeger EA, eds.Duane''''s Ophthalmology. 2012 ed. Philadelphia, Pa: Lippincott Williams & Wilkins; 2012:vol 4; capítulo 3.

Neff AG, Carter KD. Benign eyelid lesions. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Ophthalmology. 3a ed. St. Louis, MO:Mosby Elsevier; 2008:capítulo 12.9.

Papier A, Tuttle DJ, Mahar TJ. Differential diagnosis of the swollen red eyelid. Am Fam Physician. 2007;76:1815-1824.

comentários

{ang{ nome }ang}