{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Bombeando e extraindo leite materno


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Uma mulher que amamenta pode precisar bombear ou extrair o seu leite materno caso fique longe do seu bebê por um tempo. O bombeamento poderá ser feito com uma bomba disponível comercialmente ou com feito manualmente. Existem certos motivos para precisar bombear o seu leite:

  • Se você trabalha, pode querer bombear o seu leite e guardá-lo na geladeira ou congelador, para que a pessoa que esteja cuidando do seu bebê possa alimentá-lo com o seu leite.
  • Os seus seios poderão ficar sensíveis e inchados em virtude do leite ou, até mesmo, começar a vazar. Portanto, você pode querer liberar um pouco desse leite.
  • Os seus seios, geralmente, continuarão a produzir leite enquanto você amamentar. Se você parar de amamentar por qualquer razão, o seu leite começará a secar em poucos dias. Portanto, bombear é uma maneira de manter os seus seios estimulados regularmente enquanto você vai ao trabalho, cuida de outras tarefas, ou quando você precisa estar longe do seu bebê.
  • Para escolher uma bomba de mama, considere o seguinte:

Quais tipos de bomba estão disponíveis? Eu devo comprar ou alugar uma bomba de mama?

Existem alguns tipos diferentes de bombas de mama. Esses tipos incluem: bombas manuais, bombas movidas à pilha, bombas elétricas pequenas, bombas elétricas médias e bombas elétricas hospitalares. As bombas estão disponíveis para compra ou aluguel. Dependendo do seu orçamento e o tipo de bomba que deseja, você deverá discutir qual opção é a melhor para você com o seu médico ou consultor de lactação. Se você planeja amamentar por mais de seis meses, poderá ser mais barato comprar uma bomba do que alugar uma. Empresas de aluguel de bombas, geralmente, pedem que você compre um kit que vem junto com as bombas.

  • Eu voltarei ao trabalho em meio período, ou período integral? Dependendo de quantas amamentações vai pular, você pode precisar de uma bomba simples ou dupla (que bombeia ambos os seios ao mesmo tempo). Geralmente, bombas duplas são mais eficientes para as mães que trabalham em período integral, por conseguirem extrair o leite necessário com mais rapidez. Se você está bombeando leite mais de uma vez por dia, deveria obter uma bomba elétrica dupla. Elas podem esvaziar ambos os seios de 10 a 20 minutos. Se você está bombeando apenas uma vez por dia, uma bomba simples poderá ser o suficiente.
  • Como eu armazeno o leite materno? O leite materno é bastante diferente dos outros tipos de leite. Não é homogeneizado ou pasteurizado, portanto existem alguns passos que você deverá tomar para garantir o seu armazenamento seguro.
  • Lave as mãos antes de tocar qualquer coisa (bomba de mama, recipiente para o leite, seios etc.).
  • Certifique-se, sempre, de que o recipiente de coleta está limpo e evite encostar nas partes internas de mamadeiras ou tampas, sempre que for possível.
  • Certifique-se de que o leite seja colocado em um recipiente de armazenamento sanitizado. Geralmente, é considerado adequado lavar as peças da bomba e recipientes na máquina de lavar louças.
  • Coloque uma etiqueta com a hora e data da coleta do leite.
  • O leite poderá ser mantido a uma temperatura ambiente de 6 a 8 horas.
  • Leite materno refrigerado pode ser armazenado por, até, 5 dias, de acordo com a Academia de Medicina de Amamentação (Academy of Breastfeeding Medicine).
  • O leite congelado poderá ser mantido por mais tempo. Em um congelador dentro da geladeira, o leite materno poderá ser mantido por duas semanas. Em um congelador com uma porta separada, poderá ser armazenado por 3 a 6 meses e, em um congelador horizontal ou vertical de descongelamento manual, vai durar entre 6 e 12 meses. Você NUNCA deve congelar leite materno novamente!
  • Como eu descongelo o leite materno? Você NUNCA deverá levar o leite materno ao micro-ondas (poderá destruir os nutrientes, e o leite poderá ficar muito quente para o seu bebê). Descongele o recipiente em água morna (ou passe água morna por ele) por cerca de 30 minutos ou deixe-o na geladeira de um dia para outro para que descongele. É normal que o leite se separe da nata. Mexa, cuidadosamente, a garrafa para misturar o leite antes de amamentar o bebê. Não mexa ou agite, com força, o recipiente. Além disso, o leite materno, normalmente, pode ter uma aparência azulada, amarelada ou amarronzada. Algumas mães relatam que cheira a sabão. Isso é aceitável, porém não deve ter um cheiro azedo. Use o leite materno descongelado imediatamente ou mantenha-o na geladeira por não mais que 24 horas.
  • Como eu posso ajudar o meu leite a "descer"? Você poderá estimular o reflexo de ejeção do leite ao massagear, firmemente, o seu seio em um movimento circular, acariciando-o a partir do topo em direção ao mamilo e inclinando-se para frente, permitindo que a gravidade possa ajudar a trazer o leite para baixo. Olhar para uma foto do seu bebê e respirar lenta e profundamente para relaxar também ajuda.

Usar uma bomba de mama com frequência ajudará a fornecer leite materno ao seu bebê como se ele estivesse se amamentando naturalmente. Da mesma forma, permite que você volte ao trabalho e sinta-se confortável ao saber que o seu bebê está recebendo o melhor alimento do mundo!

comentários

{ang{ nome }ang}