{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Asma induzida por exercícios


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

Pessoas com asma devem ser encorajadas a praticar atividades físicas, exercícios e esportes. No entanto, os exercícios podem, algumas vezes, desencadear sintomas na maioria das pessoas com asma. Para algumas pessoas, exercícios são os PRINCIPAIS acionadores de sintomas. Isto é chamado de asma induzida por exercício (AIE) ou broncoespasmo induzido por exercício (BIE). Felizmente, ter AIE não significa que a pessoa não pode ou não deve praticar exercícios. Com o tratamento adequado, pessoas com AIE podem competir e ter êxito nos mais altos níveis dos esportes. De fato, nos Jogos Olímpicos de 1996, uma proporção muito maior de atletas (> 16%) tinha asma em comparação com a população em geral (7%).

A prática de exercícios em ambientes com ar seco e frio representa maior chance de desencadear a AIE. A respiração pelo nariz ou o uso de um lenço ou máscara de proteção pode ajudar a manter o ar inalado quente e úmido. Períodos de aquecimento e desaquecimento podem ajudar a prevenir mudanças abruptas que podem desencadear os sintomas.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas da AIE são tosse, chiado, pressão no peito ou respiração curta associados com exercícios. Algumas pessoas com AIE percebem os sintomas logo após iniciar a prática de exercícios. A maioria, no entanto, tem sintomas principalmente logo após interromper a atividade.

Os médicos podem distinguir entre a AIE e "estar fora de forma" utilizando um espirômetro ou medidor de pico de fluxo, em resposta aos exercícios e à medicação broncodilatadora.

Comparação de esportes

Com frequência, a natação é considerada o melhor esporte para pessoas com AIE, pelo ambiente úmido e aquecido. Esportes que envolvem atividades de explosão (futebol americano, beisebol, etc.) representam menos chances de desencadear a AIE do que aqueles que demandam esforços contínuos (futebol, basquete, etc.). Ainda assim, os atletas olímpicos com asma frequentemente competem em esportes de resistência. (Leia sobre o corredor olímpico Jim Ryun.)

Com o tratamento e a preparação adequados, os sintomas podem ser evitáveis em qualquer esporte. Se um único medicamento não for suficiente, uma combinação pode ser necessária.

Referências

National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.

comentários

{ang{ nome }ang}