{ang{ nome }ang}

10/07/2014 10:02 - Atualizado em 22/07/2014 19:05

Amostragem percutânea do sangue do cordão umbilical


POR

A.D.A.M.

  • +A
  • -A

A amostragem percutânea do sangue do cordão umbilical (PUBS) é um procedimento diagnóstico em que o médico extrai uma amostra de sangue fetal da veia no cordão umbilical. Esse sangue pode ser analisado para detectar defeitos cromossômicos ou outras anomalias. O PUBS também é conhecido como amostragem da veia umbilical, amostragem de sangue fetal e cordocentese.

O que é?

Seu médico poderá sugerir o PUBS se o ultrassom, a amniocentese e a amostragem vilo-coriônica não fornecerem informações adequadas ou suficientes sobre a condição do feto. O PUBS produz análise cromossômica rápida. Ele também analisa o sangue fetal para determinadas infecções e problemas no sangue.

O PUBS pode detectar:

  • Anomalias cromossômicas.
  • Problemas no sangue, como a anemia.
  • Alguns distúrbios metabólicos.
  • Infecções, como a toxoplasmose e rubéola.
  • Algumas causas de problemas estruturais ou restrição ao crescimento uterino.

O procedimento também é utilizado para realizar transfusões de sangue para o feto e administrar medicação diretamente no suprimento de sangue do feto.

Amostragem Percutânea do Sangue do Cordão Umbilical

O que vai acontecer?

Amostragem Percutânea do Sangue do Cordão Umbilical

O PUBS é similar à amniocentese, mas em vez de coletar o fluído amniótico que contém células fetais, um médico especialmente treinado extrai sangue fetal. Ele faz isso inserindo uma agulha fina pelo abdômen da mulher até a veia fetal no cordão umbilical. Como com a amniocentese, o médico usa ultrassom para conduzir o procedimento. Todo o procedimento dura, geralmente, de 45 minutos a uma hora.

Amostragem Percutânea do Sangue do Cordão Umbilical

Como a veia fetal no cordão umbilical é frágil no início da gravidez, os médicos geralmente realizam o exame na semana 18 ou mais.

Resultados

Quando o PUBS é usado para análise cromossômica, também conhecida como análise do cariótipo, os resultados são disponibilizados 48 horas após o procedimento. Isso pode ser importante se os pais estiverem tentando tomar uma decisão sobre fazer um aborto e se a idade gestacional do feto estiver perto do limite legal para aborto.

Amostragem Percutânea do Sangue do Cordão Umbilical

Quais são os riscos?

A taxa de abortos espontâneos após o PUBS é de aproximadamente 2%.

Assim como na amniocentese, há risco de infecção, cólicas e sangramento.

Perguntas frequentes

P: O PUBS é similar a fetoscopia? Muitas vezes, eles parecem ser mencionados juntos.

R: Isso ocorre porque o PUBS substituiu amplamente a fetoscopia, um procedimento invasivo que utilizava um instrumento semelhante a um telescópio para visualizar o feto. A taxa de aborto espontâneo após a fetoscopia era de 5% a 10%, e o procedimento é raramente utilizado hoje em dia.

comentários

{ang{ nome }ang}