Hoje, em qualquer loja, farmácia ou supermercado é possível encontrar muitos produtos enriquecidos com colágeno.

Mas será que comer esses alimentos é o suficiente? Quanto devemos ingerir dessa substância para alcançar nossos objetivos com nosso corpo?

Nesse artigo você aprenderá:

  • O que é colágeno;
  • Sua função em nosso corpo;
  • Benefícios do colágeno;
  • Como tomar colágeno;
  • Como funciona para veganos e vegetarianos.

O que é

Como expliquei detalhadamente no artigo O que é colágeno e tudo que você precisa saber sobre ele, essa substância é uma proteína sintetizada pelo nosso próprio corpo e composta por 3.000 aminoácidos.

Ele está presente na estruturação das articulações, cartilagens, músculos e tendões.

A carência de colágeno nesses locais pode causar dor e até doenças como artrite e artrose.

Também está na pele, unhas e cabelo, conferindo força, brilho e resistência.

Colágeno em pó ou cápsulas? Vamos resolver juntas!

Benefícios do colágeno

  • Evita estrias;
  • Previne rugas;
  • Auxilia na cicatrização;
  • Aumenta a firmeza e elasticidade da pele;
  • Previne e reduz celulites;
  • Fortalece o cabelo e unhas;
  • Melhora na construção muscular;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Fortalece tendões e ligamentos.

Como tomar

O colágeno hidrolisado é feito de ossos e cartilagens bovinas e é melhor absorvido pelo corpo.

Então a primeira coisa é se atentar é que a sua suplementação seja de colágeno hidrolisado.

A dose diária necessária recomendada pelos especialistas é de 10g.

Segundo ponto é a sua necessidade, se seu objetivo for fortalecimento de articulações o melhor colágeno a tomar é do tipo 2.

Mas se seu caso é reforçar unhas, pele e cabelo, então o tipo 1 e 3 são o que você precisa.

Alguns nutrientes são necessários para absorção e manutenção do colágeno pelo organismo.

Um deles é a vitamina C, portanto é interessante procurar uma marca que já inclua esse item como a Renova 31.

Por fim, não é necessário tomar o suplemento em jejum ou a noite. Ele pode ser tomado a qualquer hora e lugar.

Se em cápsulas, com um copo de água ou suco. Se em pó, deve diluído em algum líquido, iogurte ou sopa.

Quando tomar

A suplementação de colágeno é aconselhada a partir dos 30 anos, pois nessa idade a produção da proteína reduz.

Isso significa que dos 30 anos em diante (40, 50, 60...) é muito importante começar a tomar colágeno antes mesmo de sentir os sintomas da ausência dessa proteína.

No entanto, mesmo mais jovem (20 e poucos anos), se os hábitos não são saudáveis (fumar 🚬, se expor ao Sol ☀️e poluição, não praticar exercícios 🏋️‍♀️

e ter uma alimentação balanceada) tomar colágeno é necessário, pois esses são costumes que favorecem o envelhecimento da pele.

Se você tiver 30 anos ou mais e tem alguns dos hábitos mencionados acima é imprescindível fazer alguma coisa para repor seu colágeno!

Colágeno: o segredo de uma pele perfeita.

Veganos e vegetarianos

Por ser sintetizado a partir de aminoácidos, o colágeno precisa de substâncias que estão presentes somente em alimentos de origem animal.

Por isso veganos e vegetarianos devem dar atenção a ingestão de nutrientes que formam essa proteína.

Ágar-ágar é uma opção vegetal rica em colágeno.

Lentilhas e outros grãos, tomate, batata doce, repolho e produtos derivados da soja são recomendados.

Se quiser saber mais sobre uma alimentação para estimular sua produção de colágeno veja essas dicas.

Tirou suas dúvidas sobre como tomar colágeno? Se ainda ficou alguma, confira o nosso Guia Completo do Colágeno!

Agora você sabe como tomar colágeno. Entenda como o pé de galinha (aquele mesmo que ninguém dá bola) pode ser um grande aliado para uma pele mais firme.

Até a próxima.