Seu cabelo não está do jeito que você sempre sonhou? Mesmo com toda sua rotina de cuidados com ele, parece que ele não corresponde aos tratamentos? Pode ser que esteja faltando algo muito importante para a saúde das suas madeixas: o colágeno!

Nesse artigo falarei o que podemos fazer para repor colágeno no cabelo. Vem comigo!

O colágeno no cabelo

Você já reparou que a saúde dos seus cabelos, unhas e pele andam juntas?

Quando o cabelo está sem vida, as unhas começam a quebrar e a pele fica opaca junto. Não há autoestima que resista, não é mesmo?

Isso acontece porque são tecidos “parecidos” que têm muitos componentes em comum. Um deles é o colágeno.

Ele é uma proteína formadora das fibras que estruturam a pele, unhas e cabelo. Com carência dessa substância, alguns problemas podem aparecer:

O cabelo fica: opaco, quebradiço, sem força, não cresce, com queda e desidratado.

A pele apresenta: flacidez, marcas de expressão, rugas, celulite e estrias.

As unhas: quebram, descamam, ficam sem brilho e não crescem.

A perda de colágeno é um processo normal do corpo, acentuado pelo estilo de vida moderno.

Perto dos 30 anos de idade a produção dessa proteína decai e assim vai a cada aniversário nosso. Entenda melhor esse processo lendo sobre o que é colágeno e tudo que você precisa saber sobre ele.

Felizmente há muitas coisas que podemos fazer para manter e repor o colágeno em nossas madeixas. A primeira delas é manter uma alimentação rica em colágeno e bons hábitos.

Quando usar colágeno no cabelo

Agora que você já sabe o que o colágeno faz no cabelo, precisa saber identificar quando tomar o suplemento e aplicar a substância nos seus fios.

Como explicado acima, se você tem 30, 40, 50, 60 anos ou mais deve buscar a suplementação de colágeno hidrolisado para repor a perda do organismo.

Como nosso objetivo aqui é tratar de cabelos, os tipos 1 e 3 devem ser os consumidos (servem também para pele e unhas).

Mas, se seus cabelos:

  • estão sem elasticidade saudável;
  • a espessura dos fios diminuiu;
  • apresentam menos resistência;
  • com falta de flexibilidade nos fios;
  • sem força para crescer.

Disse sim para todas? Passou da hora de você usar colágeno no cabelo.

“colágeno-no-cabelo”

Como usar colágeno no cabelo

Há no mercado muitos produtos para tratamento dos cabelos com queratina e colágeno.

Esses dois nutrientes juntos são essenciais para proteger o cabelo de danos causados por  procedimentos químicos, produtos ruins, alisamentos, descolorações, colorações, selagem, relaxamentos, etc.

Todas essas mudanças podem prejudicar os fios e deixá-los ressecados, elásticos e quebradiços.

O colágeno forma uma película protetora ao redor e cada fio de cabelo, prolongando a hidratação dos mesmos, promovendo brilho e maciez.

Para manter a hidratação do cabelo use finalizadores com colágeno: as moléculas da proteína são grandes e por isso têm mais dificuldade de penetrar na cutícula.

Acabam se agarrando a parte externa do fio e assim cumprem a função de reter água.

Para nutrir os fios a fundo aposte nas máscaras: como são, em geral, produtos de uso rápido, o melhor é que contenham o colágeno como composto principal da fórmula e com peso molecular menor.

Dessa forma o colágeno vai penetrar mais afundo na cutícula capilar e ficar retido ali.

Logo, invista em um produto do tipo banho de colágeno para cabelo. Outra opção que também funciona muito é ampola de colágeno para cabelo.

8 benefícios do colágeno no cabelo

Além de fortalecer o folículo capilar fazendo com que o fio nasça mais forte, cresça mais rápido e saudável, permaneça hidratado, com brilho e elasticidade; o colágeno fornece vários outros benefícios às nossas madeixas:

  1. Reduz a queda de cabelo: como tem função estruturante, a proteína previne e trata o caimento dos fios. Quer entender mais sobre isso? Veja qual a melhor vitamina para queda de cabelo.
  2. Faz o cabelo crescer rápido e saudável: dando força aos fios, eles crescem mais e melhor com o auxílio do colágeno.
  3. Retarda o cabelo branco: os fios brancos e grisalhos aparecem conforme o envelhecimento, como o colágeno combate diretamente esse processo natural do organismo, ele acaba também adiando esses fios.
  4. Define os cachos: ao dar estrutura aos fios e manter sua hidratação, o nutriente contribui na definição dos cachos e a mantém por mais tempo.
  5. Hidrata os quimicamente alisados: a proteína fixa as moléculas de água nos fios e as mantém neles, preservando e tratando o cabelo depois de químicas de alisamento.

Ficou interessada nos benefícios do colágeno para o cabelo? Descubra 4 mensagens para seu corpo produzir colágeno magicamente!!

Até a próxima!