Os alimentos que ingerimos são quebrados pela digestão em pequenos pedacinhos, os aminoácidos. Esses são usados para construir os nutrientes que precisamos para viver bem e ter um corpo saudável.

No entanto, nem tudo que comemos se tornam “pedacinhos” que trazem saúde ao nosso organismo. Quando isso acontece, uma das consequências é o ganho de peso. Nesse artigo vamos ver se o colágeno engorda, nos atrapalhando, ou nos ajuda na luta contra a balança. Para isso vamos entender:

  1. O que é colágeno;
  2. Quando tomar colágeno;
  3. Colágeno engorda?;
  4. Como tomar colágeno.

O que é colágeno?

É uma proteína que representa 30% de todas as substâncias proteicas presentes no corpo humano. O suplemento de colágeno hidrolisado é obtido através de cartilagens, ossos e articulações animais. O processo consiste em esmagar, triturar e desengordurar essas partes. Depois o cálcio é retirado, as moléculas de colágeno quebradas para que sejam melhor absorvidas pelo organismo e é feita a desidratação do produto final.

Vamos descobrir juntas de colágeno não engorda mesmo!

Conhecendo esses detalhes, já é possível perceber que o colágeno dificilmente irá causar ganho de peso. Pois, primeiro, é uma proteína, não um carboidrato. Toda gordura animal é retirada dele, não sendo ingerida por quem toma o suplemento.

O colágeno tem funções muito importantes, tanto para a saúde quanto para a beleza. Ele é uma fibra que dá sustentação e firmeza aos tecidos da pele, cabelos, unhas 💅, articulações, músculos, tendões e cartilagens. E é produzido pelo nosso próprio corpo. Entenda melhor: O que é colágeno e tudo que você precisa saber sobre ele.

Quando tomar colágeno?

Existem duas idades críticas para a sintetização de colágeno. A primeira delas é aos 30 anos, quando a fabricação da proteína cai em torno de 1% ao ano e segue caindo durante os 40, 50 anos... Nesse ritmo, produzindo 1% a menos de colágeno a cada aniversário, aos 50 anos a produção total é de 35%.

As consequências disso são os sinais de envelhecimento:

  • Enfraquecimento dos cabelos, que também ficam sem brilho;
  • Unhas fracas e quebradiças;
  • Surgimento de rugas e marcas de expressão;
  • Pele flácida e menos elástica;
  • Articulações frágeis e doloridas.

Então o ideal é começar a suplementação de colágeno perto dos 30 anos ou quando começar a apresentar os sinais acima. Mas se você já tem mais de 30, não se preocupe, pode e deve começar a tomar o colágeno a qualquer momento. Se seu estilo de vida não é muito saudável, incluindo exercício físico, boa alimentação, não fumar 🚭, não se expor excessivamente à luz solar e poluição; tomar colágeno hidrolisado é mais necessário ainda.

Colágeno engorda?

Não há motivos para pensar isso. Veja porquê:

Tomar colágeno causa sensação de saciedade:

o suplemento em pó deve ser misturado a alguns líquidos para ser ingerido. Dessa forma, dentro do estômago ele dá uma sensação de preenchimento, adiando a fome.

Não é calórico:

a dose diária ideal de colágeno hidrolisado fornece aproximadamente 35 kcal. É um valor baixo que não afeta nenhuma dieta de calorias reduzidas.

Não aumenta o apetite:

como falado, ele causa sensação de saciedade, ou seja, não aumenta a fome, mas ajuda a reduzi-la.

Não retém líquido:

não há nada na composição do colágeno hidrolisado que estimule a retenção de líquido pelo organismo.

Atenção a dose:

a função básica do colágeno em nosso corpo não é estocar gordura. Ele só fará isso se houver um consumo muito exagerado e superior a dose diária recomendada pelos especialistas, ou seja, de 8 a 10 g por dia. Outro risco ao consumir mais que isso é sobrecarregar os rins, já que o excesso será eliminado pela urina.

Tire suas dúvidas de como tomar colágeno.

Como consumir?

Sempre respeitado a quantidade ideal, o colágeno pode ser consumido em pó ou cápsulas. Na primeira versão ele pode vir em sachê, que basta ser aberto e misturado bem a um líquido. Ou em potes com medidor, se não, aconselha-se o uso de uma colher.

Se em cápsulas, versão bem mais prática, você pode levar na bolsa e tomar em qualquer lugar com um copo de água ou suco. Não é necessário tomar em jejum ou a noite, na verdade, é bom que não se tome de estômago vazio para evitar desconforto.

Os melhores exemplos de colágeno hidrolisado em cápsula são:

Renova 31

Bellecaps

Dermacaps

Você já está na idade de tomar colágeno ou apresenta os sintomas da falta desse nutriente? Ficou alguma dúvida sobre se o colágeno engorda? Comenta aqui para podermos conversar!

Quer saber como montar um cardápio perfeito para estimular seu corpo a produzir colágeno? Veja essas 13 dicas de alimentos ricos em colágeno.

Caso tenha interesse em saber mais sobre as maravilhas que o colágeno pode fazer pelo seu corpo, confira o nosso Guia Completo do Colágeno.

Até mais!