Almoço de domingo, aquele frangão na mesa, farofa, maionese e a família reunida.

Todo mundo já sabe quem prefere o peito, as coxas e as sobrecoxas, há até quem goste do pescoço… Mas não é muito comum vermos disputa por quem vai comer os pés da galinha.

Mesmo porque, às vezes, eles não foram incluídos no preparo (ou na compra).

Esse quadro vai mudar depois que você ler esse artigo.

Vamos ver os benefícios de consumir o colágeno de pé de galinha e aprender como prepará-lo, além de saber:

  1. Pé de galinha tem colágeno?;
  2. Pé de galinha tem colesterol?;
  3. Quais os benefícios de ingerir esse alimento;
  4. As melhores receita para fazer geleia de colágeno de pé de galinha.
Descubra como comer pé de galinha pode te deixar sem pé de galinha nos olhos!

Pé de galinha tem colágeno?

Os pés de galinha são ricos em colágeno pois são formados basicamente de cartilagem e pele, áreas que concentram muito dessa proteína.

E contêm mais da substância que a gelatina e a clara do ovo.

Por isso consumir esse alimento é uma ótima forma de suplementar a ingestão de colágeno com uma fonte rica nesse nutriente.

Se você quer saber mais sobre alimentos que ajudam na ingestão e produção de colágeno veja essas 13 dicas.

Colágeno de pé de galinha tem colesterol?

Observe a foto abaixo de um pé de galinha aberto. Ele não apresenta gordura. Portanto seus níveis de colesterol são baixos.

Pé de galinha não tem colesterol!

Mas cuidado, não adianta consumir essa iguaria regada a óleo de cozinha ou frita por imersão!

Aí sim você terá que se preocupar com os níveis de colesterol dessa refeição!

A mesma coisa vale para a quantidade de sal e os cuidados com a pressão arterial.

Benefícios de consumir pé de galinha

  1. Ajudam na cicatrização;
  2. Aumentam a imunidade;
  3. Fortalecem ossos, unhas e cabelos;
  4. Melhoram a saúde das gengivas;
  5. Auxiliam na absorção de cálcio;
  6. Previnem osteoporose;
  7. Evitam flacidez na pele;
  8. Não alteram a pressão arterial;
  9. Previnem rugas e marcas de expressão;
  10. Contribuem para diminuição do estresses;
  11. Evitam o aparecimento de estrias.

Como tomar e como usar

O ideal é fazer a geleia de colágeno de pé de galinha, armazenar na geladeira ou freezer e comer duas colheres de sopa por dia, uma no almoço e outra na janta.

A geleia pode ser adicionada em qualquer alimento: uma colher de sopa na preparação de cada prato.

Além de enriquecer as refeições com colágeno, ela agrega sabor e tempero.

Veja essa receita de como fazer colágeno de pé de galinha ou assista aos vídeos selecionados que ensinam como preparar a geleia.

Ingredientes:

1 kg de pés de galinha 🐓(retirar as unhas e lavar bem);

50g de cúrcuma em pó ou 100g do rizoma ralado;

1 colher de sopa de sal 🍶(atua como conservante);

2 cebolas inteiras com as cascas (retire as pontas);

Olha como é simples o preparo da geleia de colágeno de pé de galinha!

Preparo:

Corte em 3 pedaços cada pé de galinha. Coloque na panela de pressão e acrescente todos os demais ingredientes;

Junte então a água filtrada (4 dedos acima do conteúdo) e leve ao fogo alto até iniciar a pressão.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 90 minutos (1 hora e meia).

Desligue, aguarde sair a pressão, deixe esfriar um pouco, coe e bata no liquidificador.

Reserve o caldo 🥘para outros usos culinários.

Coe de preferência em peneira de alumínio (evite sempre o plástico) e descarte o resíduo (que é mínimo).

Ficará um líquido grosso, como se fosse uma sopa.

Transfira para potinhos de vidro. Guarde no congelador (por até 6 meses).

Na geladeira se conserva por uma semana.

Rendimento: 2 Potes de vidro pequenos.

Melhores vídeos do Youtube sobre como fazer colágeno de pé de galinha

Importante

É bom lembrar também que nossa dose diária necessária de colágeno é de 10g.

Ou seja, nem sempre é possível atingir essa quantidade pela alimentação, por isso Tire todas as suas dúvidas sobre como tomar colágeno.

Você gosta de pés de galinha? Comeria essa parte do frango ou prefere fazer a geleia e agregá-la ao dia a dia? Achou a receita fácil de se fazer?  Me conta nos comentários!

Mesmo depois de toda essa informação, você não está muito animada a comer pés de galinha (cada um é cada um, né gente!)?

Não tem problema! Entenda nesse link sobre a suplementação de colágeno hidrolisado, para que serve e como tomar. Você também pode conferir nesse artigo algumas dicas de alimentos que são ricos em colágeno.

Até a próxima.

Referência da receita: https://docs.google.com/document/d/1ZaSnsgchky21INS-jWG_GCuXlYgNtf1rUL5VfX9d5Ps/edit