Terapias

11/12/2014 03:16 - Atualizado em 02/12/2016 12:55

Você tem medo de avião? Veja como enfrentar

Pensar de forma racional é uma das alternativas para superar o medo de avião.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ptesiofobia. O nome técnico é esquisito, mas os sintomas são comuns: a simples perspectiva de viajar de avião gera um medo irracional, provocando tremores nas mãos e suor excessivo. Se você sofre com o medo de avião, fique atento às dicas com procedimentos simples para superar o problema.

medo de aviao

Entendendo a fobia

Para compreender como superar o medo de avião, é preciso entender o processo neurológico que dá origem ao medo, em sua forma mais genérica. Em geral, essa sensação faz parte de uma reação do cérebro a partir do contato com algum estímulo físico ou mental.

Assim, o medo gera uma resposta fisiológica que coloca o organismo em alerta, liberando os hormônios do estresse para que a pessoa esteja preparada para lutar ou fugir, escapando daquilo que a ameaça.

Nesse sentido, as fobias são a aversão - às vezes irracional - a objetos ou situações específicas. O número de fobias possíveis é imensurável: hoje, várias centenas são conhecidas.

Como superar o medo de avião

Para ajudá-lo a superar o medo de viajar de avião, combatendo também a ansiedade que antecede as viagens, reunimos algumas dicas simples, mas que podem fazer a diferença. Fique atento:

Trabalhe o autoconhecimento

Entender a si mesmo, dedicando tempo para compreender suas virtudes e limitações, é um processo fundamental para superar qualquer medo. Outro passo importante é admitir o problema sem tentar escondê-lo, pois isso coloca o tratamento em foco e pode potencializar a solução.

Relaxe

Você já experimentou praticar algum esporte aeróbico ou se dedicar a novos tipos de lazer para combater a ansiedade? Relaxar semanalmente, seja por meio de um exercício físico ou de uma atividade de concentração mental, como a meditação, pode ajudar a diminuir os sintomas do medo irracional.

Pense de forma racional

O medo de avião é, basicamente, o medo do desconhecido. Como voar não faz parte da natureza humana e o avião é controlado por pilotos que você não conhece, há o temor de que algo aconteça. Lembre-se, no entanto, que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe, superando carro, bicicleta, ônibus, trens e embarcações. Você fica apavorado ao embarcar em um táxi? Pois é.

Tente ficar no centro do avião

Se você tem medo das turbulências, procure escolher uma poltrona no centro do avião, próxima às asas. No centro de gravidade do avião, há mais estabilidade e balança menos do que na traseiras da aeronave.

Procure se distrair

Durante a viagem e antes dela, tente não pensar no voo, encarando-o como mais uma situação rotineira de sua vida. Revistas, livros, podcasts, músicas e jogos no celular ou tablet são excelentes alternativas para manter a mente ocupada com outras coisas.

medo de avião

Medo de avião pode exigir terapia

Se nenhum dos procedimentos descritos surtir efeito, pode ser necessário buscar ajuda profissional e especializada. Quando a situação sai de controle e o medo de avião passa a afetar outros aspectos da vida pessoal, sendo nocivo para a sua rotina, é hora de se consultar.

Os tratamentos mais recomendados para a ptesiofobia são:

- Psicoterapia

- Hipnoterapia

- Simulação de voo.

Pode ser necessária, também, a ingestão de alguns medicamentos específicos, como antidepressivos. É importante que o especialista desenvolva um plano de tratamento específico para cada paciente, com base na identificação das causas que originam o medo. Certifique-se de buscar um profissional registrado e de qualidade assegurada.

Preparado para enfrengtar o medo de avião? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fobias
avião
viagens
terapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ