Terapias

14/12/2014 11:26 - Atualizado em 28/11/2016 01:51

Veja como você pode superar o medo de dirigir

Enfrentar o medo de dirigir é um processo que exige mudança de pensamento e autoconfiança.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mãos e pernas trêmulas, garganta seca, suor excessivo, dor de cabeça e de barriga. Tudo isso apenas pela perspectiva de precisar conduzir um carro, uma tarefa banal para a maioria das pessoas.

Se você sofre da chamada amaxofobia, o medo de dirigir, entenda que é possível superar o bloqueio com força de vontade e algumas mudanças de pensamento. Para facilitar esse processo, reunimos algumas dicas ao longo deste artigo.

medo de dirigir

Medo de dirigir pode ser superado

Antes de tudo, é preciso compreender que o medo de dirigir consiste em um bloqueio do cérebro, originado pelos seus próprios pensamentos. Entenda que é possível superar o problema com algumas mudanças de hábitos, focalizando o pensamento naquilo que realmente importa.

Apenas tendo consciência de que o problema existe - e de que é possível solucioná-lo - você conseguirá enfrentar o medo de forma efetiva. Antes de adotar as nossas dicas, entenda que sentar ao volante e conduzir o carro sem medo pela cidade é um processo que depende apenas da sua força de vontade.

Como vencer o medo de dirigir

Pratique o autoconhecimento

Um processo importante para superar qualquer medo é compreender suas origens. Praticar o autoconhecimento, dedicando tempo para entender a si mesmo e para aceitar as próprias limitações é uma medida fundamental nesse processo. Ninguém é perfeito, então, aceite isso.

Procure relaxar

Se você sofre de ansiedade, talvez praticar algum esporte aeróbico seja uma boa solução. Alcançar a endorfina reduz o nível de estresse do organismo e contribui para relaxar o corpo, diminuindo a tensão.

Comece devagar

Algumas pessoas adquirem o medo de dirigir após um trauma específico, às vezes relacionado à velocidade da via. Você não precisa trafegar em uma rodovia federal no primeiro dia com a carteira de motorista em mãos. Comece devagar, andando no quarteirão de sua casa em horários de pouco movimento. Evolua para o bairro e, então, para a cidade.

Entenda que a rua é de todos

Um dos principais temores de quem tem medo de dirigir diz respeito a atrapalhar outros motoristas. Entenda que a rua é de todos e que seu espaço também precisa ser respeitado. Concentre-se em fazer o seu melhor, e não na reação dos outros motoristas. No trânsito, todos precisamos esperar em algum momento.

Adapte-se ao carro

Um processo importante para acabar com o medo é conhecer o carro que você vai dirigir, familiarizando-se às suas especificidades. Descubra o ponto certo da embreagem, a força necessária para manobrar e o tempo de resposta do motor. O carro é a máquina e você é o operador. Domá-la pode parecer difícil no início, mas tudo depende do treino.

Escolha uma companhia agradável

Se você sabe que seu pai, marido ou irmão não é o melhor instrutor e não tem paciência com os erros, evite dirigir na presença dele, pelo menos no início. Prefira a companhia de quem pode ser útil ao processo, agregando conhecimento e passando confiança.

Se gostou das dicas, procure adotar novos hábitos no trânsito para o seu bem-estar. Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fobias
automóveis
medo
psicologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ