Terapias

05/03/2016 03:00 - Atualizado em 29/11/2016 02:41

Veja como fazer meditação em qualquer lugar

Separe alguns minutinhos do seu dia para meditar e diminua o estresse.

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Redação

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Fim de férias significa que é hora de retomar a velha rotina. Para muitos, o estresse, as preocupações e a desarmonia voltam a fazer parte do cotidiano e do ambiente de trabalho, mas não precisa ser assim. Encontrar um jeito de como fazer meditação diariamente pode ajudar a diminuir esses problemas.

A descoberta veio por meio de estudos realizados por pesquisadores brasileiros. Eles comprovaram que a meditação traz diversos benefícios à qualidade de vida, especialmente nas organizações. E o melhor: esses estudiosos criaram um método que qualquer pessoa pode seguir com um pouquinho de disciplina e dispondo de alguns minutos.

executivos que sabem como fazer meditação

Como fazer meditação em 5 passos

Ficou curioso? Confira, então, os cinco passos para fazer meditação. Pratique a qualquer hora, em qualquer lugar, e melhore seu ânimo para enfrentar a rotina. As dicas são dos médicos e pesquisadores Roberto Cardoso, Luiz Camano e Eduardo de Souza.

1. Eleja um foco

O primeiro passo é eleger um foco, o que na meditação é chamado de âncora. Ela pode ser sua própria respiração ou o contato do seus pés com o solo ao caminhar. Enquanto medita, preste atenção em todos os barulhos e sensações do momento, principalmente seus próprios pensamentos.

2. Relaxe e esqueça a lógica

Enquanto estiver meditando, não julgue seus pensamentos e sensações. Abstraia. Ancore sua mente sem se envolver na sequência de eventos. A âncora ajuda a relaxar a lógica e, só assim, a meditação pode ocorrer.

3. Entre em estado alterado de consciência

Esta terceira etapa só é alcançada quando vencida a parte da lógica. É no estado alterado de consciência que as mudanças corporais ocorrem, tais como diminuição da frequência cardíaca e respiratória, relaxamento muscular, diminuição do metabolismo corpóreo e alterações das ondas cerebrais e de algumas regiões do cérebro.

4. Deixe-se levar a um local de segurança

Durante a meditação, é fundamental deixar a sua mente ir para algum local que lhe transmita segurança. Pode ser seu quarto, uma praia, uma montanha ou qualquer outro ambiente. Ao visualizar esse espaço, comece a senti-lo. Perceba o aroma, observe as cores, toque e sinta texturas. Fique em paz. Permaneça lá o tempo que puder e usufrua das boas sensações. Volte com tranquilidade.

5. Respire fundo e permaneça calado

Ao terminar, dê três respirações profundas e permaneça calado por alguns instantes. Pronto! Agora, você já sabe como fazer meditação de uma maneira simples, prática e eficaz.

Benefícios da meditação

Meditar ajuda na concentração, na memória, na manutenção da sensação de felicidade e no relaxamento corporal, entre outros benefícios. Isso acontece, segundo a psicóloga Meiry Kamia, porque o “desligar” da mente por alguns instantes tira o foco dos problemas e leva as pessoas para um estado de paz e tranquilidade.

Para ela, essa renovação, mesmo que vivenciada por alguns instantes, tem um impacto importante na nossa qualidade de vida no trabalho. Seria como um cochilo após o almoço.

Que tal experimentar a técnica e fazer meditação no intervalo do trabalho? Depois nos conte como foi a experiência! Aproveite e compartilhe o artigo nas redes sociais para que seus amigos também possam vivenciar momentos tranquilos. E não se esqueça de acompanhar as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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