Terapias

15/02/2015 02:57 - Atualizado em 30/11/2016 04:02

Tratamentos podem atenuar o sentimento de exaustão

Procurar ajuda para lidar com a exaustão é fundamental para evitar complicações à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A exaustão pode ser classificada como física ou emocional, e também é conhecida como fadiga, esgotamento ou colapso nervoso. Ela é uma condição na saúde em que as forças físicas e emocionais ficam esgotadas.

Sentir um cansaço intenso e frequente não é normal e pode levar a quadros mais sérios, como úlceras, distúrbios intestinais, problemas no coração e depressão. Saiba como lidar com isso.

exaustao

Principais causas e sintomas da exaustão

A sensação de exaustão se manifesta de várias maneiras, mas a principal delas é o cansaço excessivo. A maioria das pessoas que sofrem com essa condição pode perceber também seus níveis de atividade geral bastante prejudicados.

Essas pessoas podem apresentar estados iniciais de depressão, não tem um sono de qualidade e possuir dificuldade em lidar com situações estressantes do dia a dia.

Os sintomas são físicos, psicológicos e comportamentais. Alguns sinais físicos incluem calafrios, falta de ar, excesso ou insuficiência de sono e fadiga muscular. Já os psicológicos são falta de interesse nas atividades diárias, sentimento de impotência, raiva, amargura, ressentimento, frustração e ansiedade.

Na parte comportamental, podem ocorrer conflitos familiares ou conjugais, surtos de raiva, falta de memória, falta de concentração e um mau desempenho no trabalho.

Quando não é tratada, a exaustão pode causar sintomas mais graves e até desenvolver doenças físicas e mentais. Algumas complicações incluem úlceras, disfunção sexual, perda ou aumento de peso, colesterol alto e problemas gastrointestinais. Distúrbios de ansiedade e depressão também podem aparecer.

Entre as causas mais comuns da exaustão estão anemia, depressão, alergias e doenças reumáticas, cardíacas ou pulmonares. Desnutrição celular e ausência de vitaminas, minerais ou aminoácidos também levam a esse mal.

Tratamentos para exaustão

O primeiro passo para tratar a condição é identificar qual é a sua causa. A partir disso, é possível fazer a correção dos fatores que levam ao desequilíbrio do organismo. Quando o corpo é exposto a situações que exigem muito, física ou emocionalmente, ele pode apresentar alterações.

Na maioria dos casos, apenas algumas mudanças nos hábitos cotidianos conseguem reverter o sentimento de exaustão. Tirar férias, meditar, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e dormir corretamente são apenas algumas das opções que podem ajudar a combater o problema.

Em situações mais sérias, podem ser indicados tratamentos mais intensos, como o acompanhamento de um profissional e o uso de antidepressivos. A técnica é escolhida de acordo com cada caso, de forma que ajude a melhorar e evitar complicações à saúde do paciente.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estresse
desequilíbrio emocional
sintomas
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ