Terapias

11/05/2015 01:13 - Atualizado em 06/12/2016 06:10

Tomar banho de sol na medida certa traz benefícios

Exposição solar sem protetor pode estimular a absorção de cálcio e prevenir osteoporose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que o banho de sol pode ser um grande aliado no tratamento de doenças como vitiligo, psoríase e osteoporose? A exposição aos raios solares por entre 15 e 30 minutos diários, sem o uso de protetor, controla enfermidades e ainda melhora o sistema imunológico e a absorção do cálcio no organismo.

A grande responsável pela manutenção da saúde por meio do banho de sol é a vitamina D, produzida pelo corpo naturalmente após a exposição aos raios ultravioleta. Descubra quais são os benefícios do banho de sol e como adotá-lo da maneira mais saudável.

banho de sol

Banho de sol combate doenças

Dermatite atópica: a ação do sol sobre a dermatite atópica é de redução na inflamação e de renovação da pele.

Vitiligo: quem convive com a doença não pode abrir mão do banho do sol. Porém, nesses casos é preciso usar medicação antes de se expor.O tempo de exposição também deve ser menor, de no máximo 15 minutos.

Câncer: uma pesquisa publicada na revista Câncer Epidemiology Biomarkers and Prevention identificou que a exposição ao sol reduziu o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. De acordo com o estudo, mulheres que moravam em lugares ensolarados tinham 50% menos risco de apresentar a doença, em comparação àquelas de regiões com menos sol.

Depressão: o sol também tem ação antidepressiva. Com a luminosidade, o cérebro reduz ou interrompe a produção de melatonina, substância que provoca relaxamento corporal, cansaço e sonolência. Níveis desregulados do hormônio podem causar depressão.

Osteoporose: a vitamina D é um nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos. Tomar banho de sol pode ajudar a manter a quantidade de massa óssea e evita o desenvolvimento de ossos ocos.

Diabetes: a exposição ao sol garante que os níveis de vitamina D no corpo estejam adequados. Isso reduz as chances de desenvolvimento de resistência à insulina ou de deficiência desse hormônio no corpo.

banho de sol

Não exagere no banho de sol

O banho de sol em excesso pode causar queimaduras dolorosas e danos na pele, como o fotoenvelhecimento e o câncer. Além disso, as células da pele têm memória, o que quer dizer que os danos são cumulativos.

Também é importante não abusar do sol na juventude para se cuidar somente mais tarde. Os danos causados pela exposição solar excessiva na infância e na adolescência podem demorar anos para aparecer. Queimaduras solares na infância podem levar ao envelhecimento prematuro da pele e ao aparecimento de câncer cutâneo na idade adulta.

A exposição solar considerada saudável deve ser sempre antes das 10h e por um tempo curto, de no máximo 30 minutos. Mais que isso pode ser considerado um fator de irritação para a pele. Após às 16h, a prática também é liberada.

Você já tomou seu banho de sol hoje? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir dicas de bem-estar.

TAGS
exposição solar
vitamina D
osteoporose
dermatite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ