Terapias

21/05/2015 10:03 - Atualizado em 27/11/2016 11:13

Terapias alternativas: Escolha a ideal para você

As terapias alternativas podem aliviar o estresse e a depressão, combater dores e ajudar a emagrecer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você pode estar acostumado com a medicina tradicional e recorrer aos seus tratamentos na maioria dos casos. Mas é importante saber que possui outras opções à disposição. Existem terapias alternativas que podem ajudar no alívio do estresse e de dores corporais, por exemplo. De quebra, elas auxiliam a alcançar o peso ideal e podem fazer você se sentir mais feliz no dia a dia.

O que são as terapias alternativas?

As terapias alternativas são aquelas cujos pressupostos teóricos e filosóficos e os critérios de formação não estão relacionados diretamente com a tradição das psicoterapias adotadas pelo campo médico. Elas buscam, principalmente, o equilíbrio do corpo e mente.

Seja qual for a terapia escolhida por você, vale ressaltar que apenas profissionais especializados estão aptos a praticá-la. Conheça a seguir as principais opções e para que situações elas são indicadas.

terapias alternativas

Veja 6 terapias alternativas para experimentar

Acupuntura

De acordo com a medicina chinesa, a acupuntura é uma técnica que está ligada a teorias sobre energias conhecidas pela dualidade, o Yin e Yang. Para que haja equilíbrio no organismo, a energia deve fluir pelos chamados canais meridianos.

Sua falta ou excesso pode ser reequilibrada através da manipulação de pontos determinados com agulhas e outros instrumentos. Essa é uma das terapias alternativas que podem ser usadas para o alívio de muitas doenças.

Fitoterapia

Consiste no uso de plantas como medicação. O chá de quebra-pedra, por exemplo, é usado para tratar inflamações urinárias e para evitar a formação de pedra nos rins. O chá de boldo, por sua vez, é indicado para o fígado e para curar ressacas.

Já a semente de sucupira funciona como um anti-inflamatório que combate reumatismo e artrite. E a folha de alcachofra e a semente de girassol reduzem os níveis do mau colesterol no sangue.

Florais

Os florais fazem parte de uma terapia energética que busca harmonia entre a personalidade e a alma. A atuação dos florais é diretamente ligada às emoções.

As melhores aplicações são para ansiedade, nervosismo, depressão, síndrome do pânico e tratamento de fobias, como medo de avião ou medo de cachorros. Também podem ser eficazes como tratamento de doenças psicossomáticas, como gastrite e sinusite.

Reflexoterapia

A reflexologia possui duas linhas: uma ligada à medicina chinesa, relacionada aos meridianos, e outra ligada à fisiologia e aos estímulos nervosos. A terapia é baseada no fato de que há pontos nos pés que estimulam cada parte do nosso corpo.

Assim, a técnica estimula o sistema nervoso a agir e corrigir problemas na homeostase, que é a capacidade do nosso organismo de se reequilibrar. Dessa forma, o cérebro manda anti-inflamatórios e analgésicos, equilibra a produção de hormônios e faz funcionar corretamente todo o aparelho digestivo.

Yoga

Entre as terapias alternativas, a yoga é uma prática de meditação que associa o bem-estar mental ao condicionamento físico. O método traz benefícios como o reajuste postural e a melhora a qualidade do sono, combate a insônia e ameniza problemas circulatórios e de memória.

Quiropraxia

É um tratamento que aponta e corrige problemas na coluna vertebral. O profissional quiropraxista usa as mãos para remover as interferências por meio de ajustes na coluna, para que o corpo funcione de forma plena. A quiropraxia também atua de forma preventiva para possíveis problemas na região.

Tem o objetivo de corrigir os desvios e remover os obstáculos que dificultam a chegada dos estímulos nervosos a certas partes do corpo, como braços, pernas e órgãos.

Gostou de conhecer mais sobre as terapias alternativas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tratamento
doenças
estresse
emoções

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ