Terapias

30/12/2014 02:23 - Atualizado em 03/12/2016 03:47

Terapia por Skype: Como é o auxílio psicológico à distância

Ideia de realizar terapia por Skype pode ajudar pacientes com dificuldades de locomoção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As necessidades que o mercado de trabalho nos exige são muitas. Esforço, dedicação, horas extras e algumas viagens. No meio disso tudo, onde fica o tempo para cuidar de nós mesmos? É aí que entra a técnica de terapia por Skype. O método é uma forma de usar a tecnologia como suporte e auxílio para o tratamento de pacientes que não conseguem ir às sessões presenciais como deveriam.

As vantagens da terapia por Skype

A terapia por Skype pode beneficiar diferentes públicos, como aqueles pacientes que possuem dificuldades de locomoção. Outro público que pode se beneficiar desse método de tratamento é aquele que teve de mudar de residência durante o período da terapia. É muito difícil encerrar o processo na metade e iniciar tudo novamente com um novo terapeuta, que não conhece nada a respeito da sua história e que não sabe por quais evoluções você já passou. O Skype pode ser o caminho da continuidade.

Terapia por skype

Se você se tratava com uma pessoa e precisou mudar-se de cidade, pode utilizar a terapia por Skype para não perder o vínculo entre paciente e terapeuta. E não é só nesses casos que a distância se beneficia da terapia tecnológica. Quem viaja muito também pode manter o tratamento de forma remota. Para viagens ou compromissos ocasionais, as sessões também podem ser feitas.

Segundo o psicanalista Adilson Costa, o Conselho de Psicologia já está preparado para dar suporte a esse novo tipo de tratamento. “As Sociedades Psicanalíticas e os Conselhos de Psicologia já dispõem de regulamentações, orientações e restrições para essa nova modalidade de atendimento. Diversas pesquisas estão sendo realizadas para avaliar a eficácia do atendimento virtual”, explica Costa.

Os pontos contrários à terapia por Skype

Mas não é só de pontos positivos que vive a terapia por Skype. Esse tipo de tratamento tem algumas desvantagens em comparação com a terapia realizada de modo presencial. Para Adilson, o sigilo ainda é falho. “Não há a segurança absoluta de que esse ponto nodal será mantido. Basta verificar a Política de Privacidade desses programas. Quem está do outro lado?”, argumenta o psicanalista.

Além disso, nem todos os tipos de patologias podem ser tratados com a terapia por Skype. A distância impossibilita um contato mais profundo entre o paciente e o terapeuta. Uma pessoa que está em surto de desequilíbrio, sem controle sobre seu estado emocional ou com pensamentos suicidas, precisa de uma ajuda presencial, já que o sucesso da sessão também depende do contato visual e da proximidade.

Gosta das nossas dicas de bem-estar e saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terapia
psicologia
bem-estar
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ