Terapias

11/06/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 04:01

Terapia holística: shiatsu harmoniza energias e combate ansiedade

Shiatsu pode aliviar dores de cabeça e desconforto muscular.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O shiatsu é uma alternativa holística que pode ajudar a aliviar e combater problemas como dores de cabeça, desconforto muscular, distúrbios digestivos e sinais de depressão. Esse tratamento, que utiliza a pressão dos dedos para aliviar diversos descompassos do organismo, utiliza conhecimentos da medicina oriental que prometem a promoção do bem-estar do paciente.

O que é o shiatsu 

Arnaldo V. Carvalho, CC By-SA 3.0

Foto: Arnaldo V. Carvalho, CC By-SA 3.0

Shiatsu é um termo de origem japonesa, que significa algo como "pressão com os dedos". Simplificadamente, podemos considerar essa técnica uma massagem oriental, embora a definição não compreenda toda a complexidade do tratamento.

Ao pesquisar mais sobre o shiatsu, descobre-se que a técnica vai muito além de uma massagem. Com a aplicação da pressão das mãos sobre o corpo do paciente, o terapeuta ajuda a combater um problema específico do seu cliente, analisando não apenas as dores e desconfortos físicos, mas também os problemas da sua vida, levando em conta a sua rotina, estilo de vida e alimentação.

Shiatsu harmoniza a energia vital

Ou seja, trata-se de uma terapia holística, que promete harmonizar as energias da pessoa, combatendo o estresse e ansiedade e proporcionando o bem-estar físico e psíquico. Afinal, como em outras vertentes do conhecimento oriental, acredita-se que a enfermidade se origina não apenas de questões físicas objetivas, mas também de um desequilíbrio de energia, que pode se provocado por má alimentação, sedentarismo, desgastes psicológicos oriundos de rotina intensa, entre outros.

De acordo com o shiatsu, os fluxos de energia vital (chamada de “Ki”, de acordo com o idioma japonês) ocorre por meio de canais específicos do corpo humano, que são chamados de meridianos. Aí a técnica se assemelha à acupuntura, porém sem o uso de agulhas.

Aplicações e benefícios do shiatsu

Desenvolvido no Japão, o shiatsu teve início no século 20, mas sua criação baseou-se em técnicas manipulativas chinesas de tradição milenar, aplicadas sobretudo em tratamentos para dores nas costas. Hoje o tratamento é reconhecido pelo Ministério da Saúde e indicado para prevenir e tratar várias doenças

Apesar do nome, o terapeuta de shiatsu utiliza também as mãos, cotovelos e joelhos para aplicar a técnica. Com eles, são estimulados os meridianos por meio da pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos, de maneira que o próprio corpo ative a circulação do Ki, gerando o bem-estar no paciente.

Como resultado, o shiatsu promove alívio de dores musculares e de cabeça, de tensões, ativa a a circulação dos vasos linfáticos, previne doenças e, com isso tudo, promove a sensação de bem-estar. Apresenta também desdobramentos positivos para o sistema digestivo, endócrino e circulatório e até mesmo aumenta a flexibilidade muscular e ajuda na recuperações de deformações do esqueleto. O princípio é fazer com que, no final, o próprio organismo resolva as suas enfermidades, sempre dando ênfase à saúde completa do corpo, normalizando a energia vital do paciente, de maneira que a doença seja naturalmente debelada.

Atenção: não devem procurar essa terapia pessoas com osteoporose e portadores de câncer. Também não convém utilizar a técnica em cima de edemas e varizes.

Se você se interessou por esse assunto, ou já teve alguma experiência com essa terapia ou outras parecidas, deixe aqui seu comentário. 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ