Terapias

20/10/2015 05:19 - Atualizado em 01/12/2016 07:12

Terapia floral acalma os ânimos e melhora a saúde

A técnica utiliza a essência de flores silvestres para controlar emoções e proporcionar bem-estar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existem diferentes técnicas que buscam a cura a partir do controle e do equilíbrio dos chamados centros de energia vital do corpo, que influenciam nos campos emocional e espiritual, por exemplo. Uma das mais comuns é a terapia floral, que utiliza extratos retirados da essência de flores silvestres.

Geralmente, são administrados florais via oral, mas também podem ser em forma de spray ou creme para aplicar sobre a pele. Cada flor possui um benefício diferente, podendo ser indicada para ajudar a superar medos, aliviar o estresse e a ansiedade, ou ainda proporcionar bem-estar e tranquilidade.

óleo para terapia floral

Como é feita a terapia floral

A terapia floral foi desenvolvida por volta de 1930 pelo Dr. Edward Bach, pesquisador inglês e fundador desse método de cura.

A partir do conceito de que qualquer pessoa leiga pudesse se automedicar, ele buscava um tratamento simples no qual o ser humano poderia tratar sua maior moléstia: a falta de conexão com a alma (o Eu Superior), que pode se manifestar das mais diversas formas, como egoísmo, orgulho e falta de amor.

Após o desenvolvimento de 38 essências florais diferentes, conhecidas como os florais de Bach, novos métodos de pesquisa foram surgindo em diversos países, complementando e contribuindo para o desenvolvimento da terapia floral.

Saiba Mais
Identifique o floral certo para o seu problema
Florais de Bach: Tudo o que você precisa saber para usar
Meditação kundalini promove o relaxamento completo do corpo e da mente

Segundo a terapeuta holística Aurora Reis, existem diversos tipos de florais, que variam em modo de uso e também nos efeitos.

“Cada sistema floral trabalha com as flores de sua região e possui diferenciações em seus métodos de colheita e preparo. Mesmo uma flor de um determinado sistema floral pode trabalhar um assunto enquanto que, em outro sistema, pode trabalhar outro aspecto ou uma intensidade diferente”, explica.

A terapia floral é geralmente aplicada por via oral, quatro vezes ao dia, quatro gotas de cada vez. Essa indicação pode variar e deve ser seguida conforme a recomendação do terapeuta. Também há outras formas, como pingar gotas do floral em um hidratante corporal ou óleo de massagem e aplicá-lo sobre a pele. Ainda, há a opção em spray.

A terapeuta ainda esclarece sobre a combinação da terapia com outras técnicas. “Os florais podem ser utilizados como único tratamento ou de forma complementar. Podem ser até mesmo combinados com remédios alopáticos, pois não possuem agentes químicos e sim energéticos, não tendo nenhum tipo de contraindicação”.

terapia floral com muitas flores

Principais benefícios da técnica

A terapia floral pode proporcionar benefícios como equilíbrio emocional, maior clareza sobre seus processos de cura - trabalhando o autoconhecimento - e estabilidade mental, além de colaborar para combater aspectos como cansaço, medo, depressão e estresse. “Ajuda em crises emergenciais ou quando a pessoa precise de um auxílio extra em seu desenvolvimento”, complementa Aurora.

A utilização dos florais é indicada para qualquer pessoa, desde recém-nascidos até idosos, basta adaptar as essências e o modo de uso para cada caso. “Podemos recorrer aos florais sempre que necessitarmos de um maior equilíbrio e estabilidade emocional, para diversas causas e até mesmo para fortalecer aspectos da nossa personalidade que estão enfraquecidos”, finaliza a terapeuta.

Você já usou florais? Deu resultado? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
relaxamento
florais de Bach
óleo essencial
aromaterapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ