Terapias

24/03/2016 12:00 - Atualizado em 08/12/2016 01:29

Terapia bioenergética usa o corpo para tratar a mente

Conheça exercícios que podem ajudar a resolver problemas de saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O filósofo romano Juvenal foi o primeiro a fazer a relação entre mente sã e corpo são. Estudos e mais estudos contemporâneos vêm comprovando esse pensamento: o equilíbrio entre as duas saúdes é fundamental e uma está ligada à outra, Por isso, é importante não descuidar de nenhuma delas. É nesse sentido que a terapia bioenergética atua.

Trata-se de uma técnica corporal que utiliza exercícios físicos específicos, além da própria respiração, para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional, consciente ou não, presente no indivíduo.

Recentemente, uma pesquisa do Centro Reichiano de Psicologia Corporal comprovou a eficácia da terapia bioenergética aliada à meditação na redução dos sintomas ligados à abstinência, em pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) de Curitiba. Saiba mais sobre a técnica.

bioenergética: mãos e por do sol

Exercícios utilizados na terapia bioenergética

A terapia bioenergética é indicada para indivíduos que possuam qualquer tipo de bloqueio emocional, como fobias, depressão e transtornos obsessivos compulsivos, por exemplo. Ela também pode ajudar, por meio de exercícios corporais, pessoas com problemas respiratórios, digestórios e neurológicos. Veja algumas dessas atividades e seus possíveis benefícios:

- Diafragma: exercícios que trabalham essa parte do corpo buscam um melhor controle da respiração

- Membros inferiores: exercícios corporais que trabalham pernas e pés buscam conectar o individuo com a sua realidade

- Peito: exercícios de peito são direcionados para a expressão de sentimentos e de emoções reprimidas

- Pélvis: movimentos corporais realizados com a pélvis são direcionados para o desbloqueio de problemas relacionados com a sexualidade

- Pescoço: exercícios corporais com o pescoço buscam o alivio das tensões, a diminuição do estresse acumulado e a promoção do relaxamento.

Vale ressaltar que, apesar de algumas pesquisas indicarem melhoras com a utilização da bioenergética, ainda são necessários mais estudos científicos que comprovem sua real eficácia. Além disso, a técnica deve ser usada como uma terapia alternativa, jamais como única fonte de tratamento.

Procure um profissional capacitado

Além de utilizar alguns exercícios de contato corporal, massagem, reiki e cristais, o terapeuta bioenergético deve analisar o discurso do paciente por meio da fala, como em qualquer outro tipo de psicoterapia, e também dar especial atenção à sua respiração e à sua postura. Por isso, a procura por um profissional capacitado é tão importante.

Muito além da eliminação dos sintomas, o principal objetivo da técnica é conseguir que o paciente recupere a vontade de viver, o gosto, o prazer, a alegria, o amor e, o que é fundamental: a saúde física e mental.

Que achou da técnica? Será que ela pode resolver os seus problemas? Deixe um comentário! Se gostou do artigo, aproveite para compartilhá-lo com seus seguidores nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercícios corporais
equilíbrio energético
respiração
bloqueio mental

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ