Terapias

18/03/2016 01:00 - Atualizado em 02/12/2016 08:36

Telepatia funciona? Confira avanços da ciência

Apesar do ceticismo, ciência aponta que a técnica pode ser real.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já pensou como seria prático comunicar-se com alguém usando apenas a força da mente? Pois a telepatia é um campo que vem sendo analisado há centenas de anos por cientistas do mundo inteiro. Mas, afinal, você acredita que é possível enviar mensagens para outra pessoa usando apenas o poder do cérebro, sem aplicativo de mensagem ou rede Wi-Fi para intermediar?

Para ajudar a responder essa pergunta, o Vivo Mais Saudável foi atrás de estudos que envolvem a técnica. Confira a seguir algumas informações.

homem tenta telepatia

O que é telepatia

Para os céticos, a telepatia costuma ser encarada como fraude. Até o momento, não existem estudos que comprovem a capacidade do cérebro humano de projetar pensamentos ou captar ideias de outro indivíduo.

No entanto, os avanços científicos estão dando um empurrãozinho para que a prática se torne algo possível. Foi basicamente isso que um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard conseguiu. No experimento, os cientistas aplicaram eletrodos em dois pacientes, realizando uma análise das correntes elétricas do encéfalo. Detalhe: um dos indivíduos estava na França e o outro, na Índia.

No estudo, essas pessoas pensavam em palavras simples e o exame traduzia os pensamentos em números binários. Por meio de uma conexão sem fio, os eletrodos enviavam o código para a máquina do outro paciente e um robô não invasivo estimulava a atividade cerebral para que a mensagem fosse compreendida pelo receptor.

No experimento, os participantes não viam ou ouviam a palavra pensada pelo emissor, mas ainda assim sabiam o que ela havia pensado. A pesquisa ainda deve passar por outros testes e melhorias, mas é considerada um importante passo para o estudo da telepatia.

Controle dos movimentos com a mente

Outro estudo que chamou a atenção dos interessados em telepatia foi realizado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o criador do exoesqueleto usado na abertura da Copa do Mundo 2014. O cientista foi capaz de fazer com que três macacos controlassem simultaneamente um braço virtual.

Assim como no estudo realizado em Harvard, o pesquisador utilizou eletrodos no cérebro dos animais para captar sinais dos neurônios das regiões motora e sensorial. Os macacos foram colocados em salas separadas e tinham a tarefa de movimentar o equipamento. Durante o estudo, eles começaram a controlar o braço virtual de maneira cada vez mais colaborativa.

A pesquisa visa a um futuro em que seja possível realizar tarefas coletivas apenas com o pensamento. A experiência foi realizada na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e divulgada no periódico científico Nature Scientific Reports.

Esses e outros estudos são exemplos do avanço científico, deixando mais próxima uma ideia que antes habitava apenas os filmes de ficção. Apesar de um longo caminho ainda ter que ser percorrido, essas já representam grandes conquistas no mundo tecnológico.

Qual a sua opinião sobre a telepatia? Você acredita que, no futuro, as pessoas poderão se comunicar apenas com a mente? Deixe um comentário! E aproveite para continuar de olho nas dicas de saúdebem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
poder da mente
transmissão de pensamento
saúde
Exoesqueleto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ