Terapias

21/03/2015 08:21 - Atualizado em 29/11/2016 11:00

Técnicas de respiração controlam a ansiedade e o estresse

Respirar da maneira correta proporciona melhora do bem-estar no dia a dia.

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Redação

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Apesar de não serem as responsáveis pela irritação ou pelo estresse, as técnicas de respiração podem auxiliar no combate a esses problemas e dar sensação de relaxamento. Estudos do periódico alemão Diário da Pesquisa Psicossomática reuniram 20 pesquisas e apontaram que, quando associados à meditação, os exercícios podem ter efeito terapêutico contra a dor.

Entre os benefícios das técnicas de respiração estão a prevenção de doenças cardíacas e melhoras de depressão, ansiedade e problemas decorrentes do estresse. Na Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, cientistas divulgaram que a respiração profunda ajuda na prevenção de doenças e na recuperação de cirurgias pulmonares.

Saiba como realizar procedimentos de respiração e quais os benefícios das técnicas.

tecnicas de respiracao

Para que as técnicas de respiração são boas?

Quando você se habitua a praticar diariamente as técnicas de respiração, todo o organismo é beneficiado. Muito além do relaxamento e da tranquilidade, respirar bem é preventivo para enxaqueca, gastrite nervosa e pressão alta.

A concentração envolvida no processo faz com que a pessoa seja mais focada e perceptiva. Ao respirar calmamente, a mente fica mais limpa e facilita o autoconhecimento.

Para quem sofre de apneia do sono, a respiração correta permite melhor oxigenação do sangue e proporciona maior tranquilidade ao dormir. Quando acorda, a pessoa consegue manter bom humor e equilíbrio da mente e das emoções. A energia nas atividades do dia a dia também é revigorada, melhorando a capacidade de ação e reflexão.

Toda a qualidade de vida é melhorada com a respiração, afinal, o ritmo dela causa influências positivas ou negativas nos estados físico, emocional e mental. O organismo também é fortalecido porque os órgãos trabalham com maior harmonia, protegendo o corpo de infecções e outras doenças.

Rugas, linhas de expressão e flacidez da pele também podem ser combatidas com técnicas de respiração. Além disso, os dentes e os ossos da face podem ser mantidos no lugar com o simples ato de inspirar e expirar corretamente. A respiração nasal, sem obstruções, faz com que a língua se posicione corretamente em relação aos dentes e à estrutura da boca.

Aprenda algumas técnicas de respiração

Derivada da yoga, a respiração alternada é uma das técnicas de respiração mais eficientes para reduzir estresse e ansiedade. Com a mente estabilizada, a prática equilibra as funções do coração, melhora a insônia e reduz o cansaço mental.

Para praticar, sente-se em uma cadeira, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão. Ponha as mãos no joelho e comece a se tranquilizar. Feche a narina direita com o polegar e inale o ar pela narina esquerda. Depois, feche a narina esquerda com o dedo anelar e libere a narina direita para expirar. Expire pela narina direita.

Mantenha a narina esquerda bloqueada e inale o ar pela narina direita. Feche a narina direita com o dedo anelar e libere a narina esquerda para expirar. Exale pela narina esquerda. Quando terminar o processo, recomece novamente e repita algumas séries.

Não existe um limite de tempo para exercer essa técnica. Comece com dois minutos e vá aumentando de acordo com sua capacidade. Inicie e termine o procedimento sempre com a narina esquerda. Só troque a narina quando o pulmão estiver cheio de ar.

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