Terapias

25/08/2014 05:10 - Atualizado em 25/11/2016 03:53

Será que a homeopatia funciona? Descubra

No tratamento e na prevenção de doenças, a homeopatia funciona tanto em nível físico quanto mental.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A homeopatia é uma forma de terapia alternativa usada para curar várias doenças. O medicamento homeopático tem o objetivo de reequilibrar a energia vital dos pacientes.

Será que a homeopatia funciona?

Mas muitas pessoas se perguntam: “A homeopatia funciona mesmo?” De acordo com o homeopata Marcelo Perim, as técnicas ajudam, sim, e não se trata apenas de efeito placebo - algo que dá certo porque as pessoas acreditam nisso.

homeopatia-funciona

“Não é efeito psicológico o que a homeopatia faz! Muitos de meus pacientes têm menos de um ano de idade, alguns recém-nascidos. Como explicar uma melhora em crianças ou recém-nascidos por efeito placebo?”, reflete o homeopata.

Alguns pacientes procuram esse tipo de terapia mesmo não acreditando em sua eficácia. Por já terem feito diversos outros tratamentos médicos e nada ter ajudado na cura da doença, as pessoas buscam na homeopatia um novo resultado.

No Brasil, a homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira em 1990. Desde então, a Associação Médica Homeopática Brasileira realiza provas para o título de especialistas em homeopatia.

Mesmo assim, ainda há muita polêmica sobre o assunto. Em 2005, por exemplo, pesquisadores de universidades da Inglaterra e da Suíça apresentaram um artigo com a seguinte conclusão: diante de escrutínio científico e métodos rígidos, em larga escala, não há diferença entre o efeito placebo e a homeopatia. O artigo analisou 110 estudos sobre o tratamento e não encontrou provas de que esses medicamentos alternativos tivessem eficácia maior do que o efeito placebo.

Como a homeopatia vê a doença

De acordo com a homeopatia, a doença não é apenas uma enfermidade. O indivíduo que está doente carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas. Desse modo, a homeopatia funciona ao restaurar o organismo para encontrar o caminho da cura.

Os remédios da homeopatia são desenvolvidos a partir de substâncias vegetais, animais e minerais. Essa terapia estimula o sistema imunológico e restaura o equilíbrio energético do paciente.

Indicações

A homeopatia é utilizada hoje para problemas ginecológicos, gastrointestinal, dermatológicos e respiratórios. Além disso, a terapia alternativa pode auxiliar também em problemas emocionais, como em casos de depressão.

Essa terapia parte do princípio de que a mesma substância que causa uma doença em indivíduos saudáveis teria o poder de revertê-la em pessoas doentes. O remédio homeopático é, na verdade, uma diluição drástica de um medicamento que é então agitada para que suas propriedades sejam despertadas.

Críticos da terapia dizem que essa diluição é tão grande, que não sobra molécula mensurável da substância original no medicamento. Já os adeptos do método alegam que uma "memória" da substância subsiste e cumpre esse potencial do remédio.

Essa terapia não é um tratamento utilizado apenas em pessoas. A homeopatia funciona também em animais. Tanto bichinhos domésticos quanto animais de grande porte podem utilizar esse tipo de tratamento.

Diferente da medicina tradicional

Essa terapia alternativa, em vez de atacar os sintomas da doença, estimula que o organismo produza forças capazes de ajudar na cura. “Não é necessário acreditar nela para ter uma melhora com o tratamento homeopático. Não é o tamanho ou quantidade de medicamento que vai promover a cura, mas a qualidade e força desse medicamento”, explica o Dr. Perim.

Segundo o homeopata, Pequenas doses diluídas já são capazes de promover um reequilíbrio no organismo do paciente. A homeopatia funciona tanto em nível físico quanto mental.

Além de ela ser utilizada para a cura de doenças, a terapia alternativa também auxilia na prevenção de enfermidades. O benefício de usar esse tipo de medicamento é que ele acaba sendo menos agressivo ao organismo, pois reestabelece o equilíbrio da energia.

TAGS
homeopatia
saúde
doenças
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ