Terapias

28/11/2015 01:07 - Atualizado em 03/12/2016 02:22

Se você não sabe como se acalmar, a solução está aqui

Respirar fundo e fazer um programa diferente são algumas sugestões.

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Redação

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A rotina agitada reflete cada vez mais em nossa qualidade de vida. Nos dias em que as responsabilidades e os compromissos nos envolvem por completo, saber como se acalmar se torna fundamental para permanecer nos eixos.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS), de Porto Alegre-RS, revelou que 32% dos entrevistados mostravam sinais significativos de estresse, sendo 19% mulheres e 13% homens. O estudo apontou, ainda, que algumas profissões possuem uma incidência ainda maior. É o caso dos bancários (65%), dos policiais militares (65%) e dos executivos (40%).

Saiba mais sobre os inimigos do bem-estar e veja como levar um dia a dia mais tranquilo.

mulher que sabe como se acalmar abraça o horizonte

Os principais vilões do bem-estar

Um estudo conduzido pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo revelou que as pessoas tendem a se sentir mais estressadas em suas próprias residênciasDos 100 mil entrevistados nas cidades de São Paulo e Campinas, 23,2% se sentiam mais estressados em casa, frente a 15% no trabalho.

A pesquisa mostrou que as mulheres tendem a sofrer mais com o estresse dentro de casa, representando 28,34%, enquanto o índice entre os homens cai para 13,07%. Além disso, o levantamento indicou que 25% dos casos ocorrem por problemas financeiros.

Entre os principais sinais do estresse estão: tensão muscular extrema, como dores na nuca e aperto na mandíbula; azia; esquecimentos; irritabilidade; ansiedade; desânimo e cansaço.

De acordo com a própria secretaria paulista, que conduziu o estudo, o estresse está altamente associado com o risco de problemas cardíacos. A pesquisa concluiu que a questão é considerada um "novo quesito para doenças na modernidade".

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Como se acalmar de 4 maneiras

Saber como se acalmar pode garantir não apenas mais qualidade de vida para o dia a dia, mas principalmente mais saúde para o seu organismo. Uma rotina agitada nem sempre permite grandes mudanças, mas cabe a cada um encontrar momentos para respirar e relaxarVeja a seguir algumas dicas simples para você aplicar no seu cotidiano.

1. Exercite-se

Uma forma de aliviar a tensão dos problemas é apostar na prática de atividades físicas. Além de ser um momento de descontração, o exercício contribui para a liberação de endorfinas, que potencializam a sensação de prazer e bem-estar.

2. Respire

Lidamos com diversos problemas ao longo do dia e nem sempre é fácil administrar a pressão psicológica e emocional. Por isso, retire-se da sala por alguns momentos e respire fundo. Tomar decisões de cabeça quente ou desanimar em relação aos objetivos pessoais são atitudes que devem ser evitadas. Um momento de pausa e reflexão ajuda.

3. Converse

Compartilhar preocupações, ansiedades e problemas é uma forma de se sentir mais leve. Converse com um amigo ou familiar. Se você sentir que tem um problema mais grave, não hesite em procurar ajuda profissional.

4. Distraia-se

Ficar focado na busca de determinada solução nem sempre é a melhor saída. O corpo e nossa mente precisam de um descanso. Por isso, marque um encontro com os amigos, vá a um bom restaurante ou dê um passeio no parque. Na volta, sua mente estará muito mais preparada para lidar com as responsabilidades.

Você consegue se acalmar no dia a dia? Tem mais alguma dica infalível para relaxar? Deixe um comentário! Você pode ajudar outros leitores no Vivo Mais Saudável. Aproveite também para conferir nossas novidades de bem-estar.

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