Terapias

19/09/2014 03:42 - Atualizado em 02/12/2016 12:31

Saiba mais sobre os benefícios da terapia de regressão

Terapia de regressão promete eliminar traumas e fobias que melhorarão o seu cotidiano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Terapia de regressão é uma técnica que vem sendo utilizada por psicólogos para o tratamento de traumas, fobias e em alguns casos até dores que os pacientes possam ter. O procedimento, no entanto, divide opiniões.

terapia-de-regressao

A terapia de regressão

Pessoas que sofrem de fobias de altura ou entram em pânico quando escutam alguém gritar, por exemplo, podem ter algum trauma no seu passado. Cabe ao psicólogo auxiliar o paciente a identificar esse momento na sua memória e superar esse grande incômodo.

O profissional da terapia de regressão faz uso de métodos indutivos para levar o paciente se lembrar das suas antigas memórias. A pessoa fica em outro estado de consciência e após a sessão manterá todas as memórias do que vivenciou. Não é um processo como o sonho, por exemplo, onde normalmente não nos recordamos de nada ao acordar.

Em alguns casos a pessoa se encontra como o “ator” da situação, em uma visão em primeira pessoa. Mas também é comum visualizar tudo em terceira pessoa, como um “observador”. A pessoa pode dessa maneira visualizar o acontecimento sob outro ângulo e compreender melhor o que aconteceu. É assim que supera-se os traumas com a técnica.

Pessoas com muito medo de altura poderão recordar durante a terapia de regressão de algum trauma que ocasionou o medo. Entendendo a origem desse trauma, é possível que ele seja superado. O mesmo vale para outros medos e traumas.

Muitos “freios” que possuímos no nosso dia a dia são frutos de pequenos traumas que tivemos em algum momento da vida. Medo de falar em público, medo de dirigir, medo de se relacionar amorosamente. Todos são possíveis de tratar através da terapia de regressão realizada por um psicólogo. A técnica busca facilitar o nosso convívio social.

Quem pode fazer a terapia de regressão

Todas as pessoas podem fazer uso da terapia regressiva. Não importa a religião ou mesmo se a pessoa acredita na técnica. O único desejo é o de realmente querer que aconteça. Pois o controle da imersão nas memórias está na própria pessoa.

É preciso apenas do auxílio do psicólogo para que ele aplique os métodos indutivos que te levarão a outro estado de consciência.

Como ter certeza de que se vivenciou uma memória passada?

No decorrer da vida, acabamos esquecendo de muitas coisas que aconteceram. Não preservamos para sempre todas as memórias. Portanto, como saber se a memória visualizada na terapia é realmente verdadeira e não fruto da imaginação?

Para os profissionais, a questão não reside na veracidade do acontecimento. O que importa na situação é o que se aprende com ela. O motivo da pessoa visualizar aquilo e como isso a mudará. Independente de realmente ser uma memória real ou apenas fruto da criatividade da mente.

A terapia de regressão é uma opção para quem possui traumas e fobias que estejam trazendo incomodações para o seu cotidiano. Caso tenha interesse, converse com o seu psicólogo a respeito e veja se existe a possibilidade e a necessidade da sua realização. Em alguns casos é possível resolver o problema com o uso de outros métodos.

Gostou das nossas dicas de terapia de regressão? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terapia
psicologia
medos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ