Terapias

04/02/2016 02:00 - Atualizado em 30/11/2016 04:32

Saiba como ficar bem de corpo e alma

Respirar fundo e com calma pode ajudar a acalmar os ânimos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando o trabalho, os problemas na família e as responsabilidades prejudicam o seu humor, é hora de desacelerar. Procurar conectar-se consigo mesmo e encontrar momentos de tranquilidade, mesmo que por apenas alguns minutos do dia, é uma maneira de equilibrar corpo e alma para viver melhor.

Ouvir uma boa música, conversar com um amigo, fazer ginástica ou simplesmente respirar fundo são formas de desligar os seus pensamentos do que estressa e sintonizá-los em uma vibração tranquila. A seguir, confira dicas que podem ajudar você a diminuir o ritmo e conquistar momentos de plena felicidade.

mulher tratando corpo e alma

Corpo e alma em equilíbrio

Esqueça o que atrapalha o seu bem-estar e foque nessas técnicas de relaxamento. Elas ajudam a aliviar os sintomas do estresse e garantem qualidade de vida onde quer que você esteja.

60 segundos

Pare tudo o que você estiver fazendo e olhe para cima. Relaxe o corpo sobre a cadeira e comece uma contagem regressiva a partir de 60 segundos. Não tenha pressa. Vá devagar e sinta as tensões indo embora. Essa técnica combate os sintomas de ansiedade, pois estimula o sistema nervoso enquanto ajuda a diminuir a pressão arterial e o ritmo da respiração.

Ar para os pulmões

Você está a ponto de perder a cabeça? Não deixe o estresse dominar a sua mente. Feche os olhos e inspire lentamente. Em seguida, solte todo o ar reservado em seus pulmões. Repita essa operação dez vezes ou até você se sentir mais calmo.

Músculos relaxados

Sabe aquela dor muscular que atrapalha a sua rotina de trabalho? Ela pode ser o resultado de muita ansiedade. Músculos das pernas, das costas e do pescoço são os que mais sofrem com o nervosismo. Repita movimentos de alongamento sempre que você sentir que eles estão enrijecidos. A ginástica laboral é ótima para minimizar essas sensações desagradáveis.

Mantra

Mikao Usui, monge budista e decodificador do Reiki, criou um mantra positivo para começar o dia.
Ao acordar, levante e repita as seguintes frases:

“Não se zangue hoje."

"Não se preocupe hoje."

"Seja grato hoje."

"Trabalhe arduamente hoje."

"Seja bom para os outros hoje.”

Pense positivo e não se deixe levar pelo estresse. Esse é o segredo!

Os inimigos do equilíbrio

Alguns hábitos fazem mal para corpo e alma. Quando a saúde do organismo não vai bem, a cabeça também sente. Por isso, é necessário livrar-se de alguns vícios.

Um deles é dormir e acordar tarde demais. O mesmo vale para quem dorme pouco. Uma boa noite de sono revigora a energia e ajuda a manter tanto o bom humor quanto o foco durante as atividades diárias.

Ao acordar, lembre-se sempre de ir ao banheiro para esvaziar a bexiga. Alimente-se bem, com um café da manhã reforçado e energético. Nas demais refeições, não exagere: o recomendado é comer moderadamente, de três em três horas, para manter o pique e a saúde. Lembre-se também de beber água ao longo do dia para manter o corpo devidamente hidratado.

Por fim, diminua a quantidade de analgésicos e de outros medicamentos. Utilize apenas os remédios prescritos pelo seu médico. Tomar uma pílula para aquela dorzinha de cabeça pode tratar o sintoma mascarando a causa de algum problema de saúde mais sério. Foque sempre na prevenção.

E você, o que faz para manter corpo e alma sãos? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
meditação
respiração
relaxamento
hábitos saudáveis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ