Terapias

17/06/2014 09:00 - Atualizado em 21/11/2016 04:58

Reiki traz benefícios emocionais e físicos

Reiki alivia o estresse e fortalece sistema imunológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cura para muitos problemas físicos e emocionais pode ser acelerada se buscada, junto com o tratamento médico adequado, a sintonia espiritual com o universo. Esse é o pilar do método reiki, um sistema natural de harmonização energética que mantém ou recupera a saúde e reduz o estresse. O reiki pode ser combinado com a medicina tradicional e outras terapias, potencializando os seus efeitos. Ele é uma ramificação budista do Qigong, que foi redescoberto pelo japonês Mikaomi Usui, no final do século 19.

Conheça o reiki

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Reiki é uma palavra japonesa, que combina “rei”, que significa universal, referindo-se ao aspecto espiritual; e “ki”, palavra usada para designar a energia vital que flui em cada organismo vivo. Quando a energia ki sai de nosso corpo, ela deixa de ter vida, e o método reiki é um processo que trabalha o encontro das duas energias, a nossa individual e a do universo.

O terapeuta reiki precisa passar por um curso específico que oferece uma sintonização ou iniciação, realizada por um mestre habilitado. A técnica funciona considerando as necessidades específicas de cada paciente, fazendo-o entrar em sintonia com o universo e acelerando a sua cura. É bom lembrar que o reiki constitui-se de complemento à medicina tradicional; portanto, se você está doente, procure um médico também.

Benefícios do reiki

A terapia tem inúmeros benefícios para o paciente, principalmente em nível emocional, mental e espiritual. O reiki acalma, relaxa e conforta; reduz o estresse; limpa e clarifica o campo energético; traz sensação de alívio emocional; alivia a dor; melhora a circulação do sangue no organismo; ajuda no tratamento de doenças crônicas e desordens hormonais; e acelera o processo de recuperação de cirurgias. Ele pode ser aplicado para combater males como o luto e depressão, aumentar a autoconfiança, fortalecer o sistema imunológico e tratar pacientes que sofreram abuso sexual ou físico.

Princípios do reiki

A terapia do reiki se baseia em cinco princípios. São eles:

Kyo Dake Wa (Só por hoje)

Esse princípio busca a valorização do “aqui e agora”, o presente. É só focando nesse momento que a pessoa pode ser realmente feliz e amar a vida, tirando máximo proveito dela. Colocar atenção demasiada no passado ou futuro apenas torna tudo muito mais difícil

Kyo Dake Wa, Ikaru Na (Só por hoje, não sinta raiva)

Aí se busca a reflexão dos motivos da raiva que sentimos. O que nos desagrada ou o que nos dá medo a ponto de sentirmos raiva? Se sentimos raiva de outra pessoa, não podemos descansar até entender qual a sua origem.

Kyo Dake Wa, Shinpai Suna (Só por hoje, não se preocupe)

É semelhante à raiva pois constantemente a preocupação está relacionada a um grande medo. Nos preocupamos quando sabemos que algo está por vir e nosso subconsciente o considera muito perigoso quando, na verdade, é algo que podemos resolver com apenas um pouco de esforço.
 
Kyo Dake Wa, Kansha Shite (Só por hoje, seja grato)

Nesse princípio, agradecemos todas as bênçãos divinas que obtemos através de tudo o que já recebemos, não importa o tamanho. Assim não caímos no isolamento e percebemos que nossos méritos são pequenos perto de tudo o que a energia universal nos proporcionou.

Kyo Dake Wa, Gyo-o Hage Me (Só por hoje, faça suas obrigações)

As obrigações, ou o trabalho a que esse princípio se refere é o trabalho espiritual, e não algum serviço imposto por alguém. É o esforço para seguir os passos do reiki em busca da harmonização.

Kyo Dake Wa, Hito Ni Shinsetsu Ni (Seja gentil com todos)

Por fim, pratique o amor espiritual e seja afetuoso com todo mundo. Pode parecer fácil, mas é o mais difícil dos desafios impostos pelo reiki. Temos que compreender que estamos todos no mesmo barco e devemos amar uns aos outros. 

Você já conhece um pouco sobre o reiki? Se sim, deixe aqui o seu comentário e conte-nos um pouco sobre a sua experiência.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ