Terapias

25/04/2015 03:25 - Atualizado em 20/11/2016 05:07

Reflexologia promete o perfeito equilíbrio do corpo

Terapia proporciona o tratamento de diversas doenças por meio de massagens nos pés.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que a ansiedade pode ser controlada apenas com massagens nos pés? Mas não é qualquer movimento que resolve. Estamos falando da reflexologia. Essa terapia é geralmente realizada por fisioterapeutas e estimula os plexos nervosos dos pés, das mãos, do nariz, do crânio e das orelhas, na prevenção e no tratamento de problemas do corpo e da mente.

Entre os campos de trabalho da reflexologia, a técnica mais aplicada é nos pés. Buscam-se pontos energéticos e aplica-se pressão sobre eles a fim de equilibrar o organismo e combater possíveis doenças. É um método de prevenção para inúmeros problemas, já que os pés possuem terminações nervosas ligadas a todo o corpo. Saiba quando recorrer à técnica.

reflexologia

Como funciona a reflexologia?

Na reflexologia, o fisioterapeuta faz pressão com o polegar em várias regiões do pé, sempre buscando onde se encontram os desequilíbrios de energia. Testando as sensações do paciente, ele acha os pontos energéticos, nos quais realiza a massagem para estimular os processos de cura natural, atingindo diretamente o local prejudicado pelo sistema nervoso.

Os pés concentram terminações nervosas de todo o corpo. Para se ter uma ideia, eles concentram o fim dos nervos do ouvido, do pescoço, dos ombros, da coluna cervical, da tireoide, dos brônquios, dos pulmões, do coração, do esôfago, do diafragma, do fígado, do estômago, do pâncreas, dos rins, da bexiga, da coluna, do cóccix e da coluna.

Por esse motivo, a reflexologia é indicada para qualquer pessoa que esteja passando por problemas em todo o corpo, sejam eles físicos ou emocionais. De bebês à terceira idade, as massagens nos pés podem estimular a cura e reduzir as dores.

Em apenas uma sessão, os resultados já começam a ser percebidos, desde que a pessoa consiga relaxar e o profissional encontre os pontos certos para auxiliar o paciente. 

O desenvolvimento da técnica

Acredita-se que a reflexologia tenha surgido juntamente com a acupuntura, por volta de 4000 a.C. A pressão, feita com o dedão das mãos sobre os pés, foi sendo aprimorada a partir do momento em que se descobriu a relação entre a região podal e os impulsos nervosos, que atingem o cérebro.

Segundo os especialistas, a dor em alguns pontos específicos dos pés indica problemas no órgão ao qual ele está ligado. Eles emitem reflexos para o sistema nervoso, mostrando que doenças podem estar se desenvolvendo.

Com a massagem no lugar correto, os coágulos dos nervos se dissolvem e o corpo passa a regenerar. Entre 30 segundos e dois minutos de estímulos são suficientes para as melhoras aparecem, sem riscos de lesões.

A técnica é bastante procurada pelo seu baixo preço e por sua eficiência. Para tratamentos da coluna e de estresse, ela tem se mostrado bastante eficiente, bem como para transtornos de ansiedade, medo e pânico.

Recomenda-se a realização de dez sessões, uma por semana, para maior eficiência, sendo que cada sessão durante entre 45 minutos e uma hora.

No entanto, o tratamento por reflexos nos pés não é recomendado para todos. Pessoas com problemas congênitos, genéticos e psicóticos possuem restrições. É necessário também que o paciente tenha respostas positivas do cérebro para obter bons resultados.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde mental
massagem
estresse
doenças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ