Terapias

27/12/2014 10:06 - Atualizado em 06/12/2016 09:49

Psicoterapia: Saiba como ela pode ajudar você

A psicoterapia pode ser utilizada para resolver problemas emocionais, comportamentais e cognitivos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A psicoterapia é um método que tem como objetivo ajudar as pessoas na superação de dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas. O tratamento também possibilita o crescimento e amadurecimento dos pacientes, oferecendo a oportunidade para que eles compreendam o que estão sentindo e por que estão agindo dessa ou daquela forma. Com isso, é possível enfrentar e superar os problemas do dia a dia.

Como funciona a psicoterapia

O atendimento é realizado por um psicólogo que trabalha para reverter o quadro em que o paciente se encontra. Isso pode ser feito por meio de vários métodos de psicoterapia, usando como recurso principalmente a comunicação verbal, ou seja, a cura pela fala.

Mas para que a terapia tenha o efeito desejado e resultados positivos, é preciso que o paciente esteja disponível e aceite os métodos utilizados. Com isso, fica muito mais fácil lidar com os incômodos do processo, que muitas vezes exige se aprofundar em sentimentos ruins para aliviar os problemas emocionais.

psicoterapia

Benefícios da psicoterapia

A psicoterapia é procurada para resolver diversos problemas, que vão desde de traumas na infância até crises no casamento. Transtornos psicológicos como a esquizofrênia, por exemplo, também podem ter a terapia como complemento de um tratamento.

Os problemas emocionais mais comuns tratados são traumas, separação, dificuldades em lidar com pessoas, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em decidir qual carreira seguir, entre outros.

Já na parte comportamental, a psicoterapia pode ajudar a lidar com a síndrome do pânico, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas.

E alguns exemplos de dificuldades cognitivas são os pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido e ansiedade.

Principais tipos de psicoterapia

Existem diversos tipos de psicoterapia, que são indicados de acordo com cada caso e necessidade do paciente.

Uma das principais é a psicanálise, que é uma técnica que estimula que o paciente a se expressar sem censura e fazendo associações livres entre pensamentos, fantasias, emoções e sonhos. Com isso, ele consegue refletir sobre significados que não foram percebidos anteriormente, entendo e superando um problema.

Outro tipo bem comum é a terapia comportamental, que trabalha baseada na ideia de que estímulos do ambiente podem influenciar no comportamento. Por isso, o terapeuta costuma desenvolver estratégias comportamentais para gerar mudanças na vida dos pacientes. Essa técnica é indicada principalmente para o tratamento de pessoas que sofrem de estresse pós-traumático e compulsões.

Já a terapia cognitiva sugere estratégias para corrigir distorções de pensamento. Como exemplo, o caso de uma pessoa que tenha uma visão muito negativa de si mesmo, comum em quadros depressivos. Ela é bastante utilizada no tratamento de dependência química, transtornos de ansiedade, alimentares e de personalidade.

Entre os tipos de psicoterapia também existe a terapia familiar e de casal, que é recomendado para tratar crises nessas relações. Alguns problemas comuns tratados com esse método são a dificuldade de comunicação e problemas de relacionamento. A principal característica dessa terapia é que todas as pessoas envolvidas na crise devem comparecer as sessões.

Gosta das nossas dicas de saúde e bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terapia
comportamento
ansiedade
traumas
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ