Terapias

07/02/2016 02:00 - Atualizado em 02/12/2016 07:33

Passo a passo: Treinamento autógeno é ótimo para relaxar

A técnica, criada na década de 1930, é conduzida pelo próprio paciente.

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Redação

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Você já pensou em fazer uma auto-hipnose em casa? Chamado de treinamento autógeno, o relaxamento busca aliviar a tensão e os sintomas de ansiedade que atrapalham o seu bem-estar.

Baseada nas repetições de frases, a técnica foi criada na década de 1930 pelo estudioso alemão Johann Heinrich Schulze. O treinamento autógeno é um relaxamento não induzido, ou seja, é conduzido pelo próprio paciente. Regiões do corpo como ombros, braços, pernas e pés começam a ficar quentes e pesadas, o que supostamente demonstra a efetividade do procedimento.

Benefícios do treinamento autógeno

A ideia é que você consiga se esquecer dos momentos estressantes do seu dia, focando apenas no relaxamento e no silêncio tranquilizador. Acredita-se que, entre os principais benefícios do treinamento autógeno, estejam:

- Sensação de paz interior

- Melhora da pressão arterial

- Noites de sono mais tranquilas

- Aumento da capacidade de concentração

- Controle dos sintomas de ansiedade.

mulher faz treinamento autógeno deitada

Como praticar o treinamento autógeno

Reserve um ambiente tranquilo e agradável para praticar o treinamento. Esse local deve ser calmo, quieto e sem distrações. Mantenha uma luz suave - pode deixar apenas um abajur aceso. Vista uma roupa mais larga, que não aperte o corpo. Deite-se ou permaneça sentado, contanto que a posição seja confortável a ponto de você não precisar se mover.

Fique com os braços e as pernas ligeiramente afastados do corpo. Feche os olhos sem apertar as pálpebras e, em seguida, repita estas frases:

"Estou completamente relaxado."

"O meu braço direito está pesado." (diga isso seis vezes)

"Estou completamente relaxado."

"O meu braço esquerdo está pesado." (diga isso seis vezes)

"Estou completamente relaxado."

"Meu coração bate tranquilo e normalmente." (diga isso seis vezes)

"Estou completamente relaxado."

"A minha respiração está calma e equilibrada." (diga isso seis vezes)

"Estou completamente relaxado."

"O meu plexo solar está quente e irradia calor." (diga isso seis vezes)

"Estou completamente relaxado."

"A minha testa está agradavelmente fresca." (diga isso seis vezes)

"Estou completamente relaxado."

Essas frases devem ser ditas com convicção. Acredite em cada uma delas e não tenha pressa para concluir o exercício.

Por fim, permaneça com os braços firmes e respire fundo. Abra os olhos lentamente e sinta as mãos, as pernas, o tórax, a barriga, os ombros, o pescoço, o rosto, a boca, os olhos e a testa. Estique todo o seu corpo e respire profundamente. Levante-se e aproveite a sensação de tranquilidade.

Vai experimentar o treinamento autógeno? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
relaxamento
ansiedade
meditação
respiração

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