Terapias

19/08/2014 01:48 - Atualizado em 10/12/2016 03:13

O medo atrapalha? Conheça os tipos de fobia mais comuns

Casos extremos de fobia podem atrapalhar o convívio social de quem sofre deste mal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A fobia é um medo exagerado que pode comprometer o convívio social de algumas pessoas. Existem diversos tipos de fobias – e elas devem ser tratadas, até mesmo com apoio psicológico, para que não afetem a vida social de quem sofre com esse transtorno.

Tipos de fobia

O medo em exagero existe para diversas situações presentes no cotidiano. Confira abaixo oito das fobias mais comuns:

fobia

Pessoas que têm esse medo normalmente imaginam que estão sendo devoradas por ratos ou por enormes camundongos. Porém isso é tudo imaginação. Existem várias técnicas que auxiliam a perder a musofobia. A mais interessante é encher a casa com imagens de ratos, para familiarizar a pessoa com o animal.

fobia

Um dos principais problemas sociais que a aracnofobia provoca é a limitação de lugares para viajar. Antes de qualquer passeio, essas pessoas analisam se poderão encarar uma aranha no meio do caminho. Existe um filme, de 1990, com esse mesmo nome, que colaborou bastante para que os jovens tivessem pavor de aranhas.

fobia

Medo de altura talvez seja a fobia mais clássica. Tem quem considere que o pavor de altura seja um instinto natural de segurança. Mas a acrofobia apenas existe em situações extremas, onde o medo não pode ser controlado, e faz com que a pessoa não consiga ir a apartamentos localizados em andares altos de prédios, por exemplo.

fobia

O medo de baratas não é uma dor de cabeça apenas feminina – existem homens que também sofrem com esse problema. As principais ocorrências se dão após traumas ou mesmo quando ocorreram encontros indesejados com esse inseto.

fobia

Existem pessoas que morrem de medo de aves. E em aves incluem-se os pássaros, galinhas, patos, pombas e todo o restante dos voadores de penas. Na maioria dos casos, também é uma fobia que se manifesta após um trauma.

fobia

O medo de lugares fechados também é bem comum. Quem não tem aquele amigo que não consegue passar de carro por um túnel? Ou que só usa as escadas em um prédio? Ou ainda aquela pessoa que toma remédio para dormir quando vai andar de avião? Todas essas sofrem de claustrofobia, um medo exagerado de ficarem presas em algum lugar pequeno e fechado.

aviao

O receio de viajar em aviões é relativamente comum, mas a fobia, nem tanto. Para se acalmar, o ideal é estar ciente de como é uma viagem de avião e verificar as estatísticas - andar de carro é bem mais perigoso. Para se distrair, assista a um filme ou leia um livro.

fobia

O medo de dentistas é bem comum nas crianças, mas na maioria das vezes não chega a ser uma fobia. É preciso ter cuidado, pois o medo pode levar a pessoa a não realizar consultas com um profissional por longos períodos. A saúde da boca precisa de atenção e deve ser levada a sério.

Outros tipos de fobia conhecidos

Esses são apenas alguns dos principais medos. Existem muitos outros, como Melissofobia (medo de abelhas), Hodofobia (medo de atravessar estradas) e até Fronemofobia (medo de pensar). A lista é extensa, pois qualquer situação pode provocar fobia – principalmente se houver um trauma envolvido.

E você, tem alguma fobia? A boa notícia é que, de forma geral, você pode tratá-la com apoio de um especialista.

TAGS
medo
psicologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ