Terapias

23/10/2015 01:01 - Atualizado em 28/11/2016 10:48

Naturopatia: Conheça a cura pela força da natureza

Terapia propõe alimentação equilibrada e técnicas de relaxamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A naturopatia é uma terapia holística que aposta em tratamentos 100% naturais. É considerada uma espécie de filosofia de vida, até. Os adeptos acreditam no poder da cura com o auxílio de itens encontrados na natureza.

Os naturopatas procuram encontrar a causa da doença ou do problema compreendendo o corpo, a mente ou o espírito. A partir do diagnóstico, o profissional indica o tratamento necessário para a cura.

remédios para naturopatia

Conheça mais sobre a naturopatia

A naturopatia defende que o ser humano tem capacidade de se autocurar sem a ajuda de remédios industrializados. Esse processo ocorre por meio de tratamentos naturais e de uma rotina saudável.

A terapia engloba muito mais que a fitoterapia, ou seja, os medicamentos naturais. Os métodos e técnicas usados pelos especialistas vão além, envolvendo tratamentos como massagens terapêuticas, hidroterapia e estímulo a hábitos saudáveis.

Quem adere à naturopatia compreende que a alimentação desempenha um papel fundamental na saúde do organismo. Tanto para curar um problema quanto para prevenir outro, um cardápio equilibrado é essencial.

Frutas, legumes e produtos orgânicos são itens constantes na rotina desses indivíduos e são, inclusive, indicados pelos naturopatas. Desfrutar dessa reeducação alimentar reflete diretamente na sua saúde e na qualidade de vida dos adeptos.

Além dos alimentos, a naturopatia acredita na importância do equilíbrio entre o corpo e a mente. Por isso, problemas como estresse, ansiedade ou depressão também podem ser tratados com a terapia. Sessões de meditação e relaxamento visam a cuidar da pessoa de forma que ela se sinta mais leve e tranquila.

Saiba Mais
Você sabe o que é aromaterapia? Veja os benefícios
Conheça a fitoterapia e saiba quais são suas principais indicações
Homeopatia busca manter corpo e mente em equilíbrio

Pilares desse estilo de vida

A água e o ar são os dois elementos da natureza nos quais a naturopatia se baseia. A água aparece devido a seu poder terapêutico, sendo utilizada de diversas formas, como na hidroterapia. Com ela, é possível tratar dores diversas e até problemas de sono, garantindo mais bem-estar ao paciente.

O ar, por sua vez, é um elemento fundamental para a vida. A própria respiração permite a circulação do oxigênio aos diferentes pontos do corpo.

Gente de todas as idades e de ambos os sexos pode buscar maior equilíbrio na naturopatia. Os problemas tratados pelo método são variados, indo da artrite à depressão.

É preciso lembrar que essa não é uma técnica convencional. Ou seja, sua eficácia não é comprovada pela classe médica. Por esse motivo, ela é considerada um estilo de vida, uma vez que os adeptos à terapia acreditam na sua importância e nos resultados propostos.

O que se sabe com certeza é que apostar em uma vida saudável sempre será positivo. Uma alimentação equilibrada aliada a exercícios variados garante um sistema imunológico mais forte, além de mais disposição para o dia a dia.

O que você achou dessa terapia natural? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fitoterapia
meditação
alimentação natural
estilo de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ