Terapias

10/09/2014 08:35 - Atualizado em 06/12/2016 01:53

Meditação vipassana busca enfrentar as distrações da mente

Aprenda a praticar a meditação vipassana e a deixar todos os problemas para trás.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a meditação, pode-se relaxar, elevar o espírito, encontrar uma sensação de bem-estar e ainda ser agraciado com diversos benefícios para a saúde. Além disso, a meditação vipassana mostra ao praticante como ver o mundo e as coisas como realmente são. Oriunda da Índia, essa é uma das formas de meditação mais antigas das quais se tem conhecimento.

meditacao-vipassana

Hoje em dia, ela contém um grande número de adeptos e tem feito muito sucesso entre as pessoas que buscam elevação e autoconhecimento, além de uma melhora na qualidade de vida.

A meditação vipassana é um caminho de autotransformação que utiliza a auto-observação. Foca a profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que, por sua vez, constituem a vida do corpo e continuamente se interconectam e permitem a vida da mente.

Você passa por uma jornada de autoconhecimento, baseada na observação, responsável pela dissolução das impurezas mentais, resultando numa mente em equilíbrio, cheia de amor e compaixão. A vida começa a se caracterizar por consciência, libertação de ilusões, autocontrole e paz cada vez maiores.

Como é praticada a meditação vipassana?

A técnica é ensinada em retiros de dez dias, durante os quais os participantes seguem o "Código de Disciplina" recomendado, aprendem os fundamentos do método e praticam o suficiente para experimentar seus resultados benéficos. O curso requer trabalho sério e árduo.

Há três passos no treinamento da meditação vipassana: O primeiro é abster-se de matar, roubar, manter atividade sexual, mentir e se intoxicar. Esse simples código de conduta moral serve para acalmar a mente que, de outra forma, estaria muito agitada para executar a tarefa de auto-observação.

O próximo passo é desenvolver o domínio da mente aprendendo a fixar a atenção na realidade natural do fluxo da respiração enquanto entra e sai das narinas.

Finalmente, no último dia os participantes aprendem a meditação de amor ou boa vontade frente a todas as coisas, quando a pureza desenvolvida durante o curso é partilhada com todos os seres. A prática inteira é um treinamento mental.

meditacao-vipassana

Vipassana precisa de muita prática

Exatamente como usamos exercícios físicos para melhorar a saúde de nosso corpo, a meditação vipassana pode ser utilizada para desenvolver uma mente saudável.

Porque a técnica é considerada genuinamente proveitosa, muita ênfase é dada à preservação de sua forma autêntica, original. Ela não é ensinada comercialmente; pelo contrário, é oferecida gratuitamente. Não se cobra nada pelos cursos.

Os resultados vêm gradualmente pela prática contínua. Em pouco tempo a essência pode ser aprendida de forma a ser aplicada na vida diária. Quanto mais se pratica a técnica, mais se é libertado do sofrimento, e mais se está próximo do objetivo final de liberação completa. Mesmo dez dias podem dar resultados vívidos e obviamente benéficos para a vida cotidiana.

O único pré-requisito para praticar é ser uma pessoa sincera: elas são convidadas a ver por si mesmas como a técnica funciona e para sentir seus benefícios. Cursos estão sendo conduzidos até mesmo em presídios, com grande sucesso. Todos que experimentam veem a meditação vipassana como uma ferramenta inestimável para atingir e repartir com as outras pessoas a verdadeira forma de felicidade.

Gostou das nossas dicas sobre meditação vipassana? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
meditação
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ